» » » » UM SÓ PLANETA Daniel Cady abraça projeto com abelhas: "A natureza tem todas as respostas"

Siga-nos no instagram @tvconexao33




A criação de abelhas de Daniel Cady ajudou o nutricionista a se reconectar com a natureza e com si mesmo. O nutricionista, que é casado com Ivete Sangalo, é dono de cerca de 300 mil abelhas Uruçu Nordestina sem ferrão. O projeto começou durante o período de isolamento social na pandemia e o ajudou a lidar com ansiedade e insônia.

"Eu estava totalmente frustrado, meio desorientado. Esse encontro com as abelhas e as plantas me aterrou, me acalmou. Ouvi no meu coração para ter paciência, de entender que nem tudo podemos controlar. Ter uma noção real de tempo. Você percebe quanto tempo precisa para construir um ninho, produzir mel. Quanto trabalho tem para visitar a flor. Tive uma noção muito bacana de rotina, de tempo e trabalho, de paciência", afirma em entrevista exclusiva para a Quem.

A importância da natureza foi algo passado pelo avô e pelo tio do nutricionista. "Comecei a ter essa noção bem cedo. Eles falavam da importância das abelhas, que sem elas não se produzem alimentos do campo. De uns seis anos para cá, comecei a entender melhor que o que a gente põe no prato vai influenciar em como as coisas acontecem no mundo, é um ato político. É quando a gente tem noção que não existe um planeta B. Comecei a perceber o quanto a gente não tem essa consciência. Meu intuito é levar isso para mais pessoas", explica.

As lições de sustentabilidade também são passadas de Daniel para os filhos, Marcelo, de 10 anos de idade, e Marina Helena, de 4 anos. "Eu acho importante passar! Quanto mais cedo, melhor. O mundo que meus filhos estão é totalmente diferente do meu quando eu era pequeno. Meu pai falava que lugar de lixo é no lixo. Hoje, falamos que são resíduos orgânicos e recicláveis, tem essa coisa do reaproveitamento. A premissa é reduzir o consumo e consumir com consciência. De que a gente não pode só tirar. Temos que aprender a conviver com a natureza consumindo menos e reaproveitando. Lá em casa, nós temos energia solar. Também temos uma composteira. Falo para eles essa importância de a gente economizar, gastar menos água e poluir menos. Estar atento a tudo que a gente compra, a reduzir o consumo de plástico, da importância do agricultor familiar."

Para dar continuidade ao projeto com as abelhas, Cady criou uma marca e a cada camiseta vendida, ele planta uma árvore. "O que eu quero é que através das abelhas, com as plantas, com a natureza, as pessoas se redescubram e se reconectem com a natureza. Se reconectar com a natureza é se reconectar com nós mesmos. A gente anda agitado e sem um norte, muitos perdidos e infelizes. A natureza tem todas as respostas.""As abelhas são uma grande um grande exemplo de cooperação, trabalho, dedicação e comprometimento. É muito bacana a gente conhecer um pouco desses animais, né? Não só eles, mas todo o ecossistema e entender a nossa função aqui. Qual o sentido dessa vida", acrescenta.

Com mais de 1,6 milhão de seguidores no Instagram, Daniel Cady costuma dar dicas e responder dúvidas dos fãs sobre alimentação e nutrição. "O mel é muito mais que um adoçante. Não tem como comparar com o açúcar. Poderia dizer que é o melhor, porque além de ter bastante energia, ele tem muitas vitaminas, tem enzimas e tem os antioxidantes da planta que a abelha foi lá e colheu o néctar. É um superalimento. Uma pena que as pessoas no Brasil vejam ele mais como remédio. Ele ajuda muito nas gripes, melhora a tosse, edifica a garganta, ajuda a expectorar."

Questionado sobre proibir os filhos de consumir algum alimento, ele nega. "De proibição a gente tem muito cuidado, porque às vezes é pior. Isso pode virar até uma compulsão. O que a gente evita em casa é ter os alimentos ultraprocessados. Refrigerante, macarrão instantâneo, salsicha, suquinho de caixa, biscoito recheado... A gente não compra. Eles vão ser apresentados a isso quando for na casa de outra pessoa. A gente explica que não faz bem, mas não fazemos terrorismo nutricional."

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga