» » » » » Defesa Civil vistoria áreas de risco com geólogos de órgão federal

Siga-nos no instagram @tvconexao33





A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec), em parceria com o Serviço Geológico do Brasil da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB-CPRM), começou nesta terça-feira (4/10), na Rua Conjunto Nova Conquista, localizada no bairro Nova Vitória, visitas técnicas para levantamento de áreas de riscos do município. O objetivo é mapear as regiões habitadas, onde a população pode estar exposta a perigos provocados por ações da natureza, como deslizamentos de terra, erosões marítimas e inundações.

Ivanaldo Soares, responsável pela coordenadoria, explicou sobre a importância das visitas, destacando o caráter preventivo das ações. “Trabalhamos sempre, com o intuito de garantir a segurança das pessoas, então, estas vistorias são essenciais para nos prevenirmos das perdas, principalmente, de vidas”. O gestor ainda pontuou que, “o mapeamento nos dá a chance de recorrermos ao Governo Federal, em busca de recursos financeiros, que serão investidos, por exemplo, na construção de encostas para contenções desses morros”.

Durante as inspeções, que seguem pelos próximos 15 dias, os técnicos da Defesa Civil e geólogos do SGB-CPRM coletam dados referentes ao tipo de solo; coordenadas das áreas; evidências visíveis, que demonstrem uma movimentação dos morros, como erosões, árvores inclinadas, rachaduras nas paredes das casas localizadas nas imediações de taludes; além de registros fotográficos.

O geólogo pesquisador, João Souza, explicou que o SGB integra o Programa Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres do Governo Federal, implantado desde 2012, e explicou, “o órgão deve mapear todos os municípios brasileiros, começando por aqueles que apresentam áreas classificadas como muito alta e alta, de riscos geológicos. Considerando as evidências, Camaçari está entre as nossas prioridades”.

As informações levantadas durantes as vistorias são condensadas em um relatório e demarcadas em um mapa geográfico, que, posteriormente, serão encaminhados para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres  (Cenad). Em caso de previsão de desastres naturais, a Defesa Civil recebe alerta dos referidos setores, o que possibilitará um melhor planejamento de prevenção dos riscos à vida.

“Esperamos que, no máximo até o final de novembro deste ano, tenhamos todo o trabalho concluído, assim, Camaçari estará entre os 87 municípios baianos que têm toda área monitorada”, previu o geólogo, pontuando que, diferente de muitas cidades já visitadas, a Defesa Civil de Camaçari dispõe de um mapeamento próprio, e acrescentou, “faremos alguns ajustes, porque a metodologia é diferente da nossa. Vamos visitar todos os locais que eles sinalizarem, mas também, percorreremos outros, que não estão no mapeamento deles, mas que, dentro dos nossos parâmetros, exigem nossa atenção”.

Além do Nova Vitória, ainda nesta terça-feira, as equipes percorrerão os bairros Piaçaveira, Dois de Julho, Quarenta e Seis e Camaçari de Dentro. A ideia é setorizar todas as regiões onde existam encostas próximas de áreas populosas, com risco de movimentação de massa. Além dos morros, as regiões que apresentem processos hídricos, como rios e lagoas, também passarão por vistorias, a fim de avaliar perigos relacionados a enchentes. A região que compreende a costa do município também receberá a visita dos técnicos, que verificarão os riscos de erosões marítimas.

Assim como já acontece em diversos municípios brasileiros, a Defesa Civil de Camaçari poderá, a partir das informações levantadas e necessidades identificadas, solicitar que sejam instalados alarmes em áreas de riscos, por exemplo, em locais de enchentes e deslizamentos de terra. “Eles fazem um levantamento mais preciso e detalhado, que vai nos ajudar a potencializar as ações preventivas, garantindo maior eficácia nos trabalhos”, concluiu Ivanaldo.

Foto: Jean Victor






«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga