» » » » ISSM promove educação previdenciária para servidores

Siga-nos no instagram @tvconexao33




Servidores ativos, lotados em diversas secretarias municipais da Prefeitura de Camaçari, desde a última quarta-feira (19/10), tem participado do Seminário Previdenciário e Financeiro, promovido pelo Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM), que segue até sexta-feira (21/10). O evento acontece no Auditório da Secretaria de Governo (Segov).

O diretor-superintendente do ISSM, Pedro Jorge Guimarães, apresentou um panorama sobre o funcionamento e a gestão do órgão durante a palestra: Conheça o ISSM, Gestão Previdenciária, Financeira e Atuarial. O gestor do órgão, que também é procurador do município, explicou os diversos mecanismos de governança existentes no instituto, tendo como órgãos de deliberação e fiscalização os conselhos Administrativo e Previdenciário e Fiscal, os quais são compostos predominantemente por servidores efetivos.

“Entre as ações adotadas para alcançar nossas metas, está a certificação do ISSM no Programa Pró-Gestão Nível II. O instituto foi o primeiro RPPS [Regime Próprio de Previdência Social] da Bahia a alcançar o certificado, o qual garante o cumprimento de diversas iniciativas de governança, controle e educação previdenciária”, explicou Pedro Jorge Guimarães. O diretor aproveitou para divulgar novidades previstas para o próximo ano, como o novo portal do instituto e um novo sistema de gestão, que deve permitir a simulação de aposentadoria e o acesso rápido a serviços pelo celular.

A programação contou ainda com a apresentação da palestra Concessão de Benefícios, ministrada pela diretora de Previdência, Doranei Dantas, que detalhou as regras de aposentadoria de acordo com as diferentes legislações e explicou o benefício de pensão por morte. “Cada processo deve ser analisado de forma criteriosa, pois será enviado para o Tribunal de Contas, responsável pela homologação do processo”, ressaltou, acrescentando sobre a importância de manter o histórico funcional do servidor em dia a fim de agilizar o andamento processual da aposentadoria.

O momento foi oportuno para os participantes esclarecerem dúvidas a respeito dos temas apresentados. “Eu achei a iniciativa ótima. As palestras foram apresentadas de forma didática, deu pra todo mundo entender. A linguagem foi o mais importante, já que é um assunto um pouco desmotivador, porque as pessoas ficam com aquela ideia de que ninguém vai se aposentar”, comentou a assistente social Jaqueline Ferreira, ressaltando a importância de se planejar e buscar conhecimentos com antecedência ao momento da aposentadoria.

“O Seminário faz parte do Programa de Educação Previdenciária do ISSM e é importante porque aproxima os segurados do instituto, permitindo-os ter mais informações sobre seus direitos e dicas práticas sobre educação financeira, como se organizar para a aposentadoria, entre outras coisas. Essa ação vem se fortalecendo ano a ano, e a ideia é envolver cada vez mais servidores.” afirma o diretor de Administração e Finanças do ISSM, Ernani Sena.

A programação do Seminário Previdenciário e Financeiro segue até a próxima sexta-feira, sendo o dia 20/10 destinado especialmente aos servidores com previsão de aposentadoria em 2022/2023 e o dia 21/10 dedicado à educação financeira, com palestras sobre Planejamento Financeiro, Negociação de Dívidas e Previdência Complementar. Os servidores interessados que ainda não se inscreveram poderão se inscrever no dia do evento, respeitada a lotação do Auditório da Segov. Os presentes receberão certificado de participação mediante assinatura da lista de presença.






«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga