» » » Paciente toca saxofone durante cirurgia no próprio cérebro; ação ajudou equipe no monitoramento cerebral

Siga-nos no instagram @tvconexao33

Um procedimento cirúrgico complexo foi realizado na última quinta-feira (13/10) onde um homem de 35 anos foi operado por nove horas para remoção de um tumor. O especial do caso é que o paciente não só ficou acordado como tocou saxofone durante o procedimento.

A operação foi realizada no Hospital Paideia Internacional, em Roma, capital da Itália. Por ser uma cirurgia complicada, a equipe médica optou por manter o rapaz acordado a fim de evitar danos no cérebro. A ação de tocar o instrumento ajudou os médicos a mapear quais áreas cerebrais estavam ativas durante o procedimento.

Em nota, o hospital informou que foi uma das primeiras vezes que um procedimento desses aconteceu na rede particular de saúde. O procedimento contou com cerca de 10 profissionais e utilizou as mais atuais tecnologias para o mapeamento da atividade cerebral.

“A complexidade arquitetônica do cérebro e sua notável plasticidade tornam o cérebro de cada um de nós muito diferente um do outro. Cada cérebro é único, assim como cada pessoa. O objetivo da cirurgia em vigília é remover o tumor cerebral ou uma malformação vascular como cavernomas localizados em áreas específicas do cérebro, preservando a qualidade de vida do paciente”, disse o Dr. Christian Brogna, cirurgião responsável.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga