» » » » Protetor solar é distribuído gratuitamente para grupos em Salvador; veja quem tem direito

Siga-nos no instagram @tvconexao33

Pessoas com albinismo ou lúpus que residem em Salvador podem receber gratuitamente protetores solares para o cuidado com a pele. A distribuição é feita de forma mensal pela assistência farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio de processo administrativo. 

Devido à ausência total ou parcial de melanina, pigmento que protege a pele contra os raios ultravioletas, os albinos necessitam de uso constante do produto. A utilização diária também é recomendada a quem tem lúpus, em função da maior sensibilidade e predisposição ao surgimento de lesões.

Atualmente, 30 albinos recebem regularmente protetor solar com Fator de Proteção (FPS) 50. A SMS também conta com 120 pacientes de lúpus cadastrados e que fazem recebimento regular de protetores com FPS 30.

DOCUMENTOS NESCESSÁRIOS 

Para ter acesso aos produtos, é nescessário comparecer à sede da SMS, situada na Rua da Grécia, 3, no bairro do Comércio, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h. Os documentos solicitados são o RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência em nome do paciente, relatório médico com o CID (emitido há, no máximo, três meses) e receita médica (com prazo máximo também de três meses).

REFERÊNCIAS 

Além do protetor solar, os pacientes com albinismo também podem ter acesso ao Multicentro Vale das Pedrinhas, unidade de referência para atendimento ambulatorial e multidisciplinar destes cidadãos na rede municipal de saúde. No local, os pacientes têm acesso a consultas especializadas com dermatologistas, oftalmologistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outras especialidades.

O acesso é feito através de encaminhamento realizado em qualquer unidade básica de saúde. Aqueles cadastrados para acompanhamento no Multicentro Vale das Pedrinhas também podem receber o protetor solar gratuitamente.

CUIDADOS

No dia a dia, os pacientes com albinismo ou lúpus devem seguir alguns cuidados. Um deles é usar chapéus ou acessórios que protejam a cabeça dos raios solares. Também é necessário usar roupas que protejam bem a pele, como camisas de manga comprida.

Utilizar óculos escuros, para proteger bem os olhos dos raios solares e evitar a sensibilidade à luz, também é recomendado. Além disso, é essencial passar filtro solar de FPS 30 ou mais, antes de sair de casa, inclusive em dias chuvosos ou nublados. Por fim, fazer uso de suplemento de vitamina D é mais aconselhado que a exposição ao sol.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga