Siga-nos no instagram @tvconexao33
Com o intuito de fortalecer o serviço que já vem sendo ofertado no município, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), promove até sexta-feira (28/10), uma capacitação para os novos visitadores do Programa Criança Feliz.
A equipe, formada por alguns funcionários e estagiários das áreas de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social, participa da iniciativa no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat). Na oportunidade, o grupo aprende sobre os principais pilares do programa, além de sua implementação e ações.
A titular da Sedes, Reni Oliveira, esteve na capacitação e conheceu os novos visitadores. “O Programa Criança Feliz é executado por meio da visita domiciliar, que são ações frequentes desenvolvidas nas casas das famílias cadastradas. Aqui no município surgiu a necessidade de ampliar o número de visitadores, e nós estamos no processo de capacitação dos profissionais. Temos a certeza que ao final da semana, contaremos com o serviço mais fortalecido e a população só tem a ganhar com isso”, disse.
A coordenadora do programa, Liliam Costa, ressaltou a importância da atividade desenvolvida pelos visitadores. “As visitas seguem uma linha de prevenção, proteção e promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância, além de fortalecer os vínculos familiares e estimular o desenvolvimento da criança, sendo assim, a capacitação é um processo obrigatório e imprescindível para quem vai atuar no programa”, explicou.
O Programa Criança Feliz é uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre 0 e 6 anos, ofereçam aos pequenos, meios para promover seu desenvolvimento integral, além disso, a iniciativa tem, entre os seus objetivos, a promoção do desenvolvimento humano; o apoio à gestante e à família na preparação para o nascimento do bebê; o cuidado permanente com a criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade; e a facilitação do acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das famílias aos serviços públicos de que necessitem.
Foto: Adeilson Carvalho