» » » » Setur e Núcleo ABAM de Camaçari participaram de reunião com Ministério do Turismo

Siga-nos no instagram @tvconexao33




A Secretaria do Turismo (Setur) e o Núcleo da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos da Bahia (ABAM) de Camaçari estiveram presentes na reunião de trabalho promovida esta semana pelo Ministério do Turismo (MTUR). O encontro aconteceu na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Salvador. Na ocasião, o Ofício das Baianas de Acarajé foi revalidado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, inscrito desde 2005 no Livro de Saberes do referido instituto.

Cristiane Bacelar, gestora da Setur, reconheceu a ocasião como oportunidade única. “Por se tornar um dos principais braços da cadeia produtiva do Turismo, as baianas de acarajé são fundamentais para o setor, e precisamos enobrecê-las, tornando-as cada vez mais fortes e organizadas. Vamos, juntas, buscar o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, porque já existem baianas espalhadas em diversos países, realidade que torna esse pleito mais do que uma necessidade do Brasil”, destacou a secretária.

Além da conquista da renovação da atividade como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, sem a devida revalidação pelo IPHAN desde 2015, a ABAM solicitou durante o encontro novas demandas, como a regulamentação do ofício junto ao Ministério do Trabalho, o reconhecimento como categoria trabalhadora para fins de aposentadoria, além da importância da formalidade dessas baianas.

Para Rita Maria de Cássia, coordenadora da ABAM - Camaçari, a honra é grande por representar essas trabalhadoras do município. “Estamos na luta pelo título de Patrimônio da Humanidade! Agradecida à secretária do Turismo Cristiane Bacelar, e à subsecretária Lúcia Bichara, nesse momento importante para as baianas de acarajé de Camaçari”, afirmou.

Na atividade, marcaram presença o atual ministro do Turismo, Carlos Brito; a presidente do IPHAN, Larissa Peixoto; o presidente da Agência Brasileira de promoção Internacional do Turismo (Embratur), Sílvio Nascimento; o secretário nacional de Atração de Investimentos do MTUR, Heitor Kadri; a presidente da ABAM, Rita Santos Ventura; a secretária do Turismo de Camaçari, Cristiane Bacelar; a subsecretária da Setur, Lucia Bichara; e a coordenadora do Núcleo ABAM Camaçari, Rita Maria de Cássia Silva.




«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga