» » » » » » » » Termina a votação do 2º turno em todo o Brasil; começa a apuração

Siga-nos no instagram @tvconexao33


As eleições gerais brasileiras de 2022 terminaram às 17h deste domingo (30) em todo o país. Com isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início à apuração dos votos dos 156 milhões de cidadãos que estiveram aptos a votar. O eleitor que chegou à fila da seção eleitoral até as 17h conseguiu votar. Após esse horário, no entanto, o acesso de novos eleitores foi bloqueado.
No pleito, os eleitores votaram para governador e presidente da República. Os 12 estados onde houve disputa para governo foram Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Urnas substituídas
O TSE informou que até as 15h30 deste domingo, 3.235 urnas precisaram ser substituídas em todo o país. O Brasil conta com 64.918 urnas de contingência para substituições ao longo de todo o dia.
Horário unificado
As seções eleitorais de todos os estados funcionaram das 8h às 17h do horário oficial de Brasília. Essa é uma das novidades das eleições deste ano. As cidades que têm fusos horários diferentes tiveram que se adaptar ao horário da capital federal, para que todas as urnas fossem fechadas ao mesmo tempo. A medida atingiu todos os municípios do Acre, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Rondônia e de Roraima.
Lula e Bolsonaro
Os candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), votaram, respectivamente, em São Bernardo do Campo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). O petista deve acompanhar a apuração dos votos no município paulista e o atual presidente, em Brasília. 
Operações da PRF
O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, esteve no TSE neste domingo e se comprometeu a suspender as operações da corporação relacionadas ao transporte de eleitores. A informação foi repassada pelo presidente do tribunal, Alexandre de Moraes, em coletiva de imprensa, em que também afirmou que não houve prejuízo aos eleitores e que o horário de encerramento do pleito, às 17h, seria mantido.
O diretor da PRF informou a Moraes que as vistorias foram feitas em ônibus sem condições de transitar. "O diretor-geral da PRF informou que as operações foram realizadas com base no Código de Trânsito Brasileiro, ou seja em ônibus com pneu careca ou sem condições de rodar. Isso em alguns casos retardou a chegada dos eleitores à seção, mas em nenhum caso impediu os eleitores de chegarem às seções eleitorais", destacou Moraes.

Mais cedo, o ministro determinou que Vasques prestasse as informações sobre operações envolvendo a abordagem de ônibus no Nordeste do país. No despacho, Moraes apontou uma publicação no Twitter que mostra uma viatura e agentes da PRF parados às margens de uma rodovia e abordando motoristas. No vídeo, o homem que faz a filmagem diz se tratar de uma estrada na Paraíba.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga