Por ocasião do dia de finados, que será celebrado na próxima quarta-feira (02/11), o bispo da Diocese de Camaçari, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, enviou uma mensagem aos diocesanos.
Cade de guardar a memória daqueles que amamos e já não estão entre nós e também recordou das vítimas da pandemia. Confira a mensagem na integra:Cade de cede.
Caros irmãos e irmãs! Graça e paz! “Eu sou a ressurreição e a vida: disse Jesus”! (Jo 11, 25) Dia dois de novembro celebramos a comemoração dos fiéis defuntos ou como diz nosso povo o dia de Finados.
Destaco três significados deste dia: 1- Não permitir que a memória daqueles que amamos e que já partiram caia no esquecimento. Procure se lembrar com carinho e gratidão de seu ente querido. Para o povo da Bíblia esquecer é o maior pecado. Esquecer-se das maravilhas feitas pelo Senhor.
2- O segundo ao irmos ao cemitério tomamos consciência de nossa finitude! Não somos eternos e por isso não deve haver espaço em nosso coração para a prepotência e arrogância.
3- O terceiro e último é viver a Alegria Pascal e cultivar a certeza de que aqueles que adormeceram no Senhor estão em Deus, afinal somos cidadãos do céu!
Por fim, recordemos das vítimas da pandemia e daqueles que morrem na indigência sem nunca serem lembrados ou receberem orações. Lembro ainda que neste dia, aqueles que visitam o cemitério e rezam na intenção do Santo Padre, o Papa (Credo, Pai-nosso, Ave Maria e Glória) recebem indulgência plenária.
Que as almas de todos os fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz! Com minha benção!
Dirceu de Oliveira Medeiros Bispo de Camaçari
Atenciosamente;
Kívia Matos Assessora de Comunicação da Diocese de Camaçari 71-3627-6334 / 9 9145-5899