» » » » Camaçari é selecionada para o programa Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza SBN em Cidades

Siga-nos no instagram @tvconexao33




Camaçari é um dos municípios selecionados para o programa de capacitação e mentoria do Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades (SBN), da WRI Brasil. A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) foi selecionada com a proposta de um projeto-piloto, que prevê proteção, preservação e plantio de mudas nativas em áreas que abrigam rios e nascentes no Parque Verde III.

O projeto surge a partir de demandas do bairro, uma comunidade historicamente rural, que tem assistido o avanço da urbanização sobre as áreas de mananciais, e seria implementado no âmbito do Programa Águas de Camaçari, política municipal voltada à restauração ecológica, proteção e conservação de áreas prioritárias para os corpos hídricos do município.

Ao todo, são dez projetos em estágio inicial, de diferentes regiões do país e de municípios grandes, médios e pequenos. Em comum, eles têm o foco em reintegrar a natureza como aliada na mitigação de desastres e na redução de vulnerabilidades nas cidades brasileiras, promovendo fiscalização e sensibilização para os benefícios ambientais e sociais de SBN, por meio do envolvimento da população e incentivos à preservação, como descontos no IPTU, regularização de propriedades e inclusão no programa municipal de pagamentos por serviços ambientais (PSA).

Até agosto de 2023, os selecionados receberão capacitação, mentoria e apoio na estruturação dos projetos, além de oportunidades de conexão com financiadores. Os dois projetos que conseguirem avançar mais em sua estruturação, ainda contarão com apoio adicional até 2024.

O Acelerador de SBN em Cidades busca impulsionar essas soluções, caminhos efetivos para mitigar os efeitos das mudanças do clima e adaptar os centros urbanos aos eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes.

Sobre o Acelerador de SBN em Cidades

Por meio do Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades, o WRI Brasil vai apoiar os municípios no que é um dos gargalos para o avanço destas soluções inovadoras: a construção de capacidades técnicas e institucionais para elaborar projetos robustos e bancáveis.
O Acelerador de SBN em Cidades é uma realização do WRI Brasil, com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Conta com financiamento da Caterpillar Foundation e do Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra UK), e parceria da iniciativa Cities4Forests e da Aliança Bioconexão Urbana.

Foto: Divulgação

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga