» » » » » » » » Corintianos furam bloqueios com protestos de bolsonaristas na Dutra em Jacareí e São José

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Torcedores seguem em caravana para o Rio de Janeiro, onde o Corinthians enfrenta o Flamengo na noite desta quarta-feira (2).
Torcedores do Corinthians furaram bloqueios feitos por bolsonaristas na Via Dutra em Jacareí (SP) e São José dos Campos (SP) na manhã desta quarta-feira (2). Os locais são ocupados ilegalmente por um grupo de manifestantes que se opõem ao resultado das eleições.

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram os corintianos caminhando na estrada em meio aos caminhões parados no bloqueio em Jacareí.
A PRF explicou que, com a chegada dos torcedores, por volta de 6h30, os manifestantes recuaram e não houve confronto.

Os corintianos seguiram andando à frente do ônibus e passaram pelo trecho. Em uma passarela no trecho, os torcedores tiram faixas dos manifestantes que pediam intervenção federal e uma bandeira do Brasil.

O protesto em Jacareí se concentra na altura do Km 160. Segundo a PRF, desde o início da manhã desta quarta a interdição no trecho era parcial, com tráfego fluindo por uma das faixas nos dois sentidos.
Os torcedores seguiram pela Via Dutra para o Rio de Janeiro, onde o Corinthians joga na noite desta quarta contra o Flamengo.

Na noite de terça, um grupo de corintianos identificado com a faixa Somos pela Democracia desbloqueou um trecho da Marginal Tietê, na altura da Ponte das Bandeiras, em São Paulo.

No alto da ponte, parte dos torcedores grita "democracia" e pendura uma bandeira com a frase: "Somos pela democracia". Eles também soltaram rojões.

Desde a segunda-feira (31), grupos de bolsonaristas vinham fazendo bloqueios em rodovias por todo o país. A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal decidiu que as polícias, tanto Rodoviária Federal quanto as militares dos estados, deveriam agir para desbloquear os trechos.

O ministro Alexandre de Moraes reforçou, inclusive, que PMs também podem desbloquear vias federais, multar e prender responsáveis.

Nesta terça, o governo paulista enviou a Tropa de Choque da Polícia Militar para retirar os grupos que interditam vias no estado.

A Polícia Civil começou uma investigação para tentar identificar os responsáveis pelos atos, que não seriam voluntários. A avaliação é a de que existem pessoas financiando esses bloqueios ilegais nas estradas brasileiras, e a polícia informou que pode pedir a prisão delas.

O que diz o governador
Em entrevista coletiva no final da manhã, o governador Rodrigo Garcia (PSDB), disse que a Polícia Militar atua nos protestos e não descartou o uso da força caso os bolsonaristas insistissem em permanecer nas vias.

"A partir de agora, nós vamos aplicar aquilo que determina a decisão judicial, iniciando com multas de R$ 100 mil por hora para cada veículo que esteja contribuindo com essa obstrução. A partir também daí fichando e, eventualmente, prendendo àqueles manifestantes que resistirem à desobstrução das vias e, se necessário, o emprego de força."

Investigação MP
Nesta segunda (31), o Ministério Público de São Paulo constituiu um núcleo de atuação Integrada composto por membros da Promotoria de Justiça da Habitação e do Urbanismo da Capital e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) para investigar em que circunstâncias estão ocorrendo os bloqueios.

Segundo Sarrubo, os bolsonaristas fazem parte de uma organização criminosa que está atentando contra o estado democrático de direito no Brasil.

"O Gaeco está investigando porque, na visão do Ministério Público, trata-se de uma organização criminosa que está atentando contra o estado democrático de direito no Brasil. Trata-se de uma manifestação de desrespeito ao resultado das urnas, de desrespeito à vontade do povo brasileiro, de maneira que o Ministério Publico não se curvará a quem quer que seja, e defenderemos a democracia e trabalharemos pela paz da população do estado de São Paulo e do Brasil de forma absolutamente intransigente."

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga