» » » » » Regulação Estadual de leitos é tema em reunião de secretários de saúde

Siga-nos no instagram @tvconexao33



Para discutir temas como a dificuldade na transferência de pacientes por parte da Regulação Estadual, a participação dos municípios no uso e custeio da Policlínica Regional localizada em Simões Filho, dentre outras pautas, a Comissão Intergestores Regional (CIR), que reúne membros das Secretarias de Saúde dos municípios de Camaçari, Simões Filho, Dias d'Ávila, Conde, Mata de São João e Pojuca, se reuniu no auditório do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, em Camaçari, na manhã desta quarta-feira (16/11),

Sobre a Policlínica Regional, o secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan, enfatizou que, “Camaçari tem um custo de R$ 350 mil com a Policlínica Regional, tendo a segunda maior participação no custeio, atrás apenas do governo do Estado. Porém, dos serviços ofertados lá nós temos muitos deles aqui na nossa rede própria ou conveniada. Então, não justifica pagarmos por algo que não estamos utilizando. Dessa forma, precisamos reavaliar nossa participação, reduzindo esse valor pago por nós e adequando os serviços a nós ofertados para aqueles que não temos no município”.
 
O pleito de Camaçari foi aceito pelos demais membros presentes na reunião, que também discutiram a necessidade de reavaliarem os serviços disponibilizados conforme a necessidade de cada cidade.
 
Outra pauta bem debatida foi a dificuldade dos municípios em conseguir transferir pacientes das unidades de urgência e emergência para os hospitais de referência, uma vez que essa transferência é feita pela Regulação do Governo do Estado. "É importante debater isso aqui na CIR. Pois, não é um problema exclusivo de Camaçari ter pacientes há mais de 20, 30 ou até 80 dias internados numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Pronto Atendimento (PA), aguardando pela Regulação Estadual. Todos os presentes relataram a mesma dificuldade. Isso só reforça a necessidade de uma mudança urgente no modelo da Regulação Estadual e de investimos, por parte do Governo do Estado, em hospitais de referência”, explicou Luiz Duplat, subsecretário de Saúde de Camaçari.
 
Com a ausência do membro da Secretaria de Saúde do Estado na reunião, a pauta da mesma será encaminhada ao Estado para que este possa apresentar respostas no próximo da CIR.



«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga