» » » » » Unicamp 2023: 1ª fase aborda transfeminismo, resistência à ditadura, saúde mental e cristianismo em áreas periféricas

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Universidade manteve tradição de dialogar conteúdos do ensino médio e temas do cotidiano. Prova teve 72 testes e lista da aprovados para 2ª fase será divulgada em 3 de dezembro.
A Unicamp manteve a tradição de estabelecer diálogos entre conteúdos do ensino médio e assuntos do cotidiano na 1ª fase do Vestibular 2023, aplicada neste domingo (6), ao abordar temas como transfeminismo, a presença do cristianismo em comunidades periféricas e o uso de selfies e linguagens da internet como recursos de comunicação. Confira a cobertura em tempo real.
Além disso, o exame com 72 questões de múltipla escolha percorreu assuntos como resistência à ditadura no Brasil, pandemia, uso de manicômios e hospícios no país, reservas extrativistas e Amazônia, além do uso de armas e massacres registrados em países como Canadá e Estados Unidos.
A universidade estadual oferece 2.540 vagas em 69 cursos de graduação e, nesta edição, recebeu inscrições de 61,6 mil candidatos. O exame começou às 13h, tem duração de cinco horas, e os candidatos começaram a deixar as salas por volta das 15h. Veja abaixo a repercussão e cronograma.

Temas abordados
Transfeminismo (a partir de texto do podcast Papo de Preto)
Cristianismo em comunidades periféricas (uso da música Gênesis do grupo Racionais MC's - relata vivências a partir do texto bíblico e os malefícios produzidos pelo homem)
Uso de selfies e linguagens da internet como recursos de comunicação
Movimento do Custo de Vida e resistência à ditadura (protagonismo de grupos como donas de casa e a forma de enfrentamento)
Saúde mental e uso de manicômios e hospícios no Brasil (como o estado criava aparatos de repressão em nome de uma suposta saúde pública - memória de Stella do Patrocínio)
Reservas extrativistas e Amazônia
Uso de armas e massacres no Canadá e EUA
HPV e formas de transmissão
Biomas e áreas de mineração no Brasil
Uma imagem e leitura crítica sobre trabalho de Banksy
Relação entre cis e trans
Análise de gráficos sobre picos da pandemia de Covid-19
Avaliação de imagens clássicas como Primeira Missa e Independência ou Morte
Charge sobre Cracolândia, em SP (crítica às políticas de enfrentamento e 'eterno retorno')
Probabilidade, funções e geometria plana em matemática
A avaliação ocorre em 31 cidades de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Ao todo são 1,7 mil salas de provas, informou a Unicamp.

O que dizem os estudantes?
A estudante Maria Eduarda Lopes, de 18 anos, planeja ingressar no curso de letras e fez prova no Colégio Liceu, em Campinas. Ela relatou que sentiu dificuldades nas questões de matemática, na parte de funções, e destacou a abordagem do bicentenário da Independência do Brasil.
Já Gabriel Santos Graziel, de 18 anos, contou que sonha em estudar medicina pela Unicamp. Ele achou a disciplina de física como "a mais complicada" do exame, e avaliou que o vestibular manteve o nível de dificuldade de edições anteriores. Ele se preparou por aulas de cursinho e fez simulados.
"Estava bem difícil a prova. Questões que estavam complicadas eram de matemática, função, geometria plana. Atualidades caíram mais em inglês e geografia. Eu estava bem seguro, acho que não fiquei com medo de nenhuma questão, estava em paz para a prova", destacou.
A estudante Júlia Borges,de 23 anos, tenta uma vaga na carreira de artes visuais pela terceira vez. Ela considerou a prova interessante e valorizou a questão sobre transfeminismo.

"Tinha bastante coisa muito interessante sobre tópicos relevantes. Muito sobre feminismo e transfeminismo, que foi uma questão que achei incrível, porque infelizmente tópicos que abrangem mulheres travestis e transexuais não estão sendo muito pautados dentro do feminismo, e é uma coisa que precisa ser levada em conta", falou.
Conteúdo da prova (questões)
12 de língua portuguesa e literatura
12 de matemática
8 de cada disciplina: biologia, física, geografia/sociologia, história/filosofia, inglês e química
Obras literárias
A lista de obras literárias obrigatórias no vestibular 2023 é a mesma do exame anterior:

"Carta de Achamento do Brasil" - Pero Vaz de Caminha;
"Niketche – uma História de Poligamia" - Paulina Chiziane;
"Tarde" - Olavo Bilac;
"Bons dias" - Machado de Assis;
"Sonetos escolhidos" - Luís de Camões;
Sobrevivendo no inferno" - Racionais MC's;
"O seminário dos ratos" - Lygia Fagundes Telles (ficou de fora em 2021 após redução);
"O marinheiro" - Fernando Pessoa;
"A falência" - Júlia Lopes de Almeida;
"O ateneu" - Raul Pompeia;
O que levar para a prova?
álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova
documento de identidade original indicado na inscrição;
caneta de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha;
régua transparente e compasso;
água, sucos, doces;
uso de bermudas e vestimentas leves
O que NÃO pode levar?
aparelho celular (deve ser desligado imediatamente após a entrada do candidato na sala e colocado em embalagem; pode ser retirado após o candidato deixar o prédio);
equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova;
o candidato pode usar relógio para controlar o tempo, mas ele deve ficar no chão.
Próximas etapas
A lista de convocados para a 2ª fase do vestibular será divulgada em 3 de dezembro, informou a Comvest. Já as próximas provas do processo seletivo serão nos dias 11 e 12 - período em meio à realização da Copa do Mundo no Catar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro. O calendário foi definido de maneira conjunta entre responsáveis pelos vestibulares das universidades públicas de São Paulo, para evitar que datas coincidam e ainda facilitar a participação de candidatos nos exames.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga