» » » Bahia é reconhecida nacionalmente em premiação sobre modelagem de dados em arquitetura

Siga-nos no instagram @tvconexao33


A equipe do arquiteto e urbanista baiano Fabbio Péra trouxe para a Bahia o segundo lugar entre nove grandes concorrentes de todo o Brasil, no Prêmio BIM na categoria CAU, com o projeto de construção do Centro de Referência da Saúde da Criança e do Adolescente, em Petrolina (PE), durante o 4º BIM do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – BIM Conexão Total, realizado em Florianópolis (SC). Durante o evento, o profissional fez importantes contatos e um grande intercâmbio com os mais notáveis estudiosos do Building Information Modelling (BIM) do Brasil e do exterior. Com mais de 20 anos de experiência, Fabbio Péra vem apostando no crescimento dessa metodologia como uma das mais fortes e promissoras tendências mundiais no desenvolvimento de projetos. O vídeo com o projeto apresentado no evento pode ser conferido neste link.

 

“O Building Information Modelling (BIM) é uma das mais fortes e promissoras tendências mundiais no desenvolvimento de projetos de Arquitetura, Engenharia, Construção e manutenção de edifícios, trazendo grandes benefícios para os entes públicos e privados. Estes poderão acompanhar e verificar o andamento de todo o ciclo de vida da construção, através da modelagem virtual do edifício”, explica Fabbio Péra. De acordo com ele, além da riqueza no detalhamento do desenho técnico, há menor possibilidade de desperdício de recursos, maior sustentabilidade e transparência na conclusão dos projetos, o que diminui muito a possibilidade de aditivos contratuais, construções ou reformas inconclusas e gastos desnecessários.

 

A premiação teve, entre seus objetivos, promover a disseminação desse conceito; dar visibilidade aos profissionais usuários e aos conselhos de classe, criar engajamento entre os profissionais e as entidades; dar publicidade aos novos trabalhos, ferramentas, métodos e processos; incentivar o aperfeiçoamento no uso do BIM; e estimular entidades públicas e privadas à sua implantação.

 

Metodologia BIM - O arquiteto e pós-graduando em Master BIM Ferramentas de Gestão de Projeto Fabbio Péra já vem estudando e aplicando esta metodologia há alguns anos e entende que a migração da forma tradicional de projetar para o BIM é necessária, e em pouco tempo será realidade na maioria dos escritórios do ramo de arquitetura e engenharia, acompanhando a tendência mundial. “Com o BIM, através da utilização de softwares específicos, acompanhados de estrutura profissional e hardwares, será possível visualizar e interagir com ‘maquete virtual’ e realidade aumentada, que contém as características e informações completas da edificação, desde à fundação, passando pelo piso, paredes, teto, pontos de acesso e saída, portas, janelas, sistemas hidráulicos, elétricos e de refrigeração, e acabamento, por exemplo”, afirma Fabbio Péra.

 

FPE Projetos & Consultoria - Possui inúmeros projetos desenvolvidos nas áreas de Arquitetura e Engenharia com um acervo técnico que soma mais de 150 mil m² em área construída. Sua equipe é formada por arquitetos e engenheiros que primam pela qualidade, sustentabilidade e inovação. Ao longo destes anos, a FPE desenvolveu projetos de reformas e construção de escolas, universidades, hospitais, policlínicas, indústrias, residências, prédios comerciais e residenciais, prédios e loteamentos do programa Minha Casa Minha Vida, sedes administrativas de órgãos públicos, condomínios residenciais, auditórios, praças e urbanização de orla fluviais.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga