» » » » » » » » » Santa Luzia: imagem original guiará procissão pela primeira vez em Salvador e devotos se reúnem para celebrar protetora dos olhos

Esta terça-feira (13), dia de Santa Luzia, será especial e histórica em Salvador. A partir das 11h, a imagem original da protetora dos olhos guiará a procissão pela primeira vez, desde que foi trazida da Europa para a Bahia, há 120 anos.
As procissões anteriores eram feitas com a imagem peregrina, que é feita de madeira e é mais leve. A programação de homenagens começou às 5h30, com alvorada. A primeira missa foi celebrada às 6h, para uma multidão que lotou a Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia.
Nossa Senhora do Pilar, inclusive, divide a morada com a mártir desde 1902, quando a Igreja de Santa Luzia – que ficava no bairro do Comércio – pegou fogo. Depois do incêndio, a imagem da protetora dos olhos foi transferida de igreja pelos próprios fiéis.
“Ela foi trazida em procissão, as pessoas trouxeram. Eu digo sempre que Nossa Senhora do Pilar acolheu Santa Luzia, e Santa Luzia acolhe essa devoção tão bela e intensa dessa virgem”, explica o padre e administrador da igreja, Renato Minho.
Antes da saída da procissão, às 11h30, uma enorme fila de devotos se formou em frente à igreja. As pessoas foram lavar os olhos e beber a água da fonte, descoberta em 1738. Foi neste local que surgiu a história de um dos milagres de Santa Luzia.
Siga-nos no instagram @tvconexao33
x

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga