Siga-nos no instagram @tvconexao33
Dirigir um trio no meio do carnaval de Salvador não é fácil. Além de possuir carteira D e E, ou seja, estar habilitado para conduzir carretas de grande porte, o interessado deve estar atento a prevenção de acidentes no momento da folia, quando a rua está repleta de gente. Por isso, desde 2019, há um curso especial para condutores de trio elétrico e carro de apoio.
A primeira turma já teve aula nesta terça-feira (31/1). A iniciativa, fruto da parceria do Detran com o grupo Neoenergia Coelba, terá ainda mais duas turmas, na quarta-feira (1/2) e outra no dia 10 de fevereiro. Os interessados podem agendar sua participação através dos números (71) 3116-2430 e (71) 3116-2324.
"Esse curso é muito importante para mim, faço o que amo e a minha profissão é ser carreteira. Pretendo conduzir com segurança um dos grandes caminhões levando alegria para o circuito", disse a condutora Márcia do Santos, única motorista entre os mais de 80 homens presentes no primeiro dia. O evento ocorre no auditório da Coelba, situado na Avenida Edgar Santos, nº 300, Narandiba.
O Detran-BA reforçou todos os protocolos necessários para os condutores. "Recomendamos a presença no curso onde mostramos que é fundamental para os motoristas estarem atualizados com a legislação e em perfeita saúde física e emocional. Também sinalizamos sobre os cuidados necessários para atuar em situações de risco, além das orientações para lidar com grande quantidade de pessoas", explicou o subtenente Paulo Cesar Nascimento, instrutor do Esquadrão Águia da Polícia Militar (PM), representante do Detran-BA na orientação do curso.
Ainda segundo ele, a legislação não permite condutores que estejam com a CNH suspensa ou em algum processo de restrição judicial. Na próxima segunda (6/1), no Parque de Exposições, o Detran-BA inicia a vistoria dos veículos que pretendem participar do Carnaval 2023.
"O curso é gratuito e aborda temas importantes como condução preventiva, relacionamento interpessoal, conscientização de riscos com a rede elétrica e apresenta dicas de situações que, na prática, podem acontecer durante a folia, para que os motoristas estejam preparados", finaliza o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.