» » Serviços de manutenção preparam Salvador para Carnaval 2023

Siga-nos no instagram @tvconexao33

 

Os preparativos para o Carnaval 2023 envolvem uma série de ações preventivas nos circuitos por onde passarão trios e milhares de foliões durante os festejos. Nos últimos dias, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) intensificou iniciativas pontuais em diversos locais, executando serviços de poda de árvores, desobstrução de redes de drenagem, tapa-buracos em pavimentação asfáltica, colocação de tapumes e remoção de mobiliários urbanos.

 


Fotos: Ascom/Seman

De acordo com o titular do órgão, Lázaro Jezler, o intuito é que as ruas estejam em plenas condições de receber o grande fluxo de pessoas durante os dias que ocorrerão a festa, oferecendo mais conforto e segurança. No período de folia, a Seman contará com sete equipes atuando em campo em esquema de plantão 24 horas, totalizando 135 profissionais.

 

“Estamos preparados para intervir em qualquer intercorrência que surja.  A Seman atua antes, durante e depois do Carnaval. Na folia, por exemplo, vamos em ruas e avenidas logo no encerramento dos desfiles para fazer a limpeza da rede de drenagem para evitar alagamentos, uma vez que muitos detritos são carreados para rede de drenagem. O serviço de poda também é muito importante, já que o trio pode bater num galho e ocasionar em acidentes”, acrescentou Lázaro. Recentemente, a Praça do Campo Grande foi um dos alvos desse serviço.

 

Além de tratar a vegetação retirando galhos fracos ou com má formação, o procedimento controla o crescimento em excesso da copa. Frutos de borassus (espécies de palmeiras que chegam a medir entre 15 a 20 metros de altura) plantados no local também foram retirados.

 

Para essas intervenções, os técnicos tiveram suporte de um caminhão munck e de uma caçamba, além de equipamentos como motopoda e motosserra. Antes de acontecer, a poda de vegetais na praça passou por análise de um engenheiro ambiental. Até o início do Carnaval, a estimativa é que 4,5 mil ações do tipo sejam realizadas na Barra, Campo Grande, Centro e bairros que receberão a festa momesca.

 

Já na Avenida Sete de Setembro, no Centro, a Seman fez a retirada provisória dos três parklets – espaços de convivência instalados paralelos às calçadas – colocados pela Prefeitura ao longo da via.

 

As estruturas também possuem plantas ornamentais e foram desmontadas para serem guardadas na sede da Seman, na região das Sete Portas, até o final do Carnaval, antes de retornarem ao local de origem. Além disso, bancos situados na Praça Barão do Rio Branco foram retirados com a finalidade de facilitar a circulação dos foliões.

 

Proteção – Prédios e monumentos públicos nos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Centro) já começaram a ser cercados por tapumes. Mais de 60 pontos receberão o isolamento, o que significa aproximadamente o uso de 13 mil metros quadrados de tapumes.

 

Manutenção viária – Um total de 2,2 mil toneladas de asfalto será utilizado na reparação da pavimentação de vias públicas do entorno da festa. As operações de tapa-buraco chegarão aos bairros da Barra, Barroquinha, Cajazeiras, Canela, Centro, Chame-Chame, Graça, Garcia, Itapuã, Nazaré, Nordeste de Amaralina, Ondina, orla, Periperi, Plataforma e Pau da Lima.

 

As ações da Seman incluem ainda atendimento às solicitações emergenciais e reparos de infraestrutura, além de eventuais substituições que se façam necessárias no mobiliário urbano durante o Carnaval.

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga