Doar sangue é ter a possibilidade de compartilhar o nosso bem mais precioso, a vida. Com esse pensamento, a coordenação da Defesa Civil de Camaçari, que responde à Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), mobilizou os seus agentes, salva-vidas e funcionários da Empresa de Limpeza Pública (Limpec), para se tornarem doadores voluntários.
A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (10/7), na unidade do Hemoba localizada no Hospital Geral de Camaçari (HGC). “A nossa ideia inicial é servir de exemplo para outras secretarias e que a nossa atitude influencie positivamente outras pessoas, para que elas se tornem doadores também”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares.

Uma média de 45 pessoas compareceu para doar. Vale salientar que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. A próxima mobilização será incentivar todos os servidores da Sesp a se tornarem doadores de medula óssea e para isso a coordenação da Defesa Civil está organizando uma palestra para esclarecimentos sobre o tema.
Quem deseja doar sangue com mais comodidade, pode realizar agendamento através do telefone (71) 3644-4252. Abaixo, informações sobre as condições básicas de saúde para ser um doador:
- Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados de pai ou mãe, ambos portando documento oficial com foto, ou responsável legal. Para a primeira doação, são aceitos candidatos de no máximo 60 anos;
- É preciso ter peso superior a 50 kg;
- Não estar em jejum. Aguardando três horas após o almoço antes de doar;
- Documento oficial com foto (RG, Carteira de Habilitação, Passaporte ou Carteira Profissional);
- Para os homens, é preciso haver um intervalo de 60 dias entre as doações, com no máximo quatro doações ao ano. Para as mulheres, o intervalo é de 90 dias, sendo aceitas três doações ao ano;
- Dormir bem na noite anterior à doação;
- Evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.
Foto: Tiago Pacheco