» » » PM baiana lamenta morte encefálica de soldado durante curso do BOPE

Footo:SSPBA
A Polícia Militar da Bahia informou em nota oficial que foi aberto o protocolo de morte encefálica, conforme boletim médico liberado no final desta tarde de terça-feira (31/07), do soldado Rafael Tourinho de Aragão, 32 anos, lotado no 18º Batalhão. O militar desmaiou e sofreu uma parada cardíaca na última sexta-feira (27/07) durante uma atividade aquática do VII Curso de Operações Policiais Especiais (Copes) para ingresso no Bope.
Rafael está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Subúrbio e o quadro de saúde dele se agravou muito nas últimas 48 horas de acordo com as informações do boletim médico liberado no final da tarde de ontem (30).
Módulo aquático – O módulo de operações aquáticas é composto por diversas atividades e provas para que o aluno consiga demonstrar domínio na flutuação, apneia estática e dinâmica, natação utilitária, salvamento aquático, entre outros. Todas as etapas são acompanhadas passo a passo pelo instrutor e por equipe médica.
Na atividade de mergulho os alunos utilizam a máscara e são preparados, inclusive, para agir em situações de máscara alagada, ou seja, quando entra água no equipamento. A instrução faz o treinamento em ambiente controlado para que o aluno não entre em pânico caso aconteça esse tipo de situação.
Ocorrência – Assim que Rafael desmaiou na atividade foi prontamente atendido por equipe médica e transportado por uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer) até o hospital.
Além dos médicos do Departamento de Saúde da PMBA, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) tem acompanhado diariamente a emissão dos boletins de saúde e levam os familiares do soldado Rafael, mãe e namorada, para acompanharem a atualização do quadro de saúde.
A Corporação lamenta profundamente e, neste momento de dor, tem prestado todo o suporte necessário e se solidarizado aos familiares do militar.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga