» » » » Desfile Cívico de Abrantes acontece neste domingo (23)

A celebração pelos 260 anos de emancipação política de Camaçari continua neste domingo (23/9), às 15h, com o desfile cívico em Vila de Abrantes, onde a história do município teve início. No distrito, cerca de 1.250 alunos de 10 escolas da rede municipal de ensino vão levar às ruas os conhecimentos obtidos em sala de aula, tendo como base o tema desse ano: “Nossa terra tem autores, tem poetas e cantores, tem gentes que buscam a paz, tem riquezas naturais, indústrias e muito mais. Minha Camaçari, 260 anos: nossa gente quer mais vida, nossas vidas mais amores”.

Participam do ato, estudantes do Centro Educacional Marquês de Abrantes, das escolas municipais Maclina Maria da Glória, Thomaz Camilo, Giltônia Pereira de Souza, Eliza Dias de Azevedo, Silvio Pereira Franco, Catú de Abrantes, Coqueiro de Arembepe, além das comunitárias Senhora Santana e Esperança da Estiva, e o Colégio Municipal Professora Lídia Coelho Pinto.

Segundo a Secretaria da Educação (Seduc), os Desfiles Cívicos de 2018 foram fundamentados nas ações de leitura e afirmação de identidade pautada nas narrativas e histórias de vida realizadas nos espaços escolares, na cultura, nos artistas da terra e movimentos culturais do entorno e da comunidade escolar. Este ano, o evento vai ser ainda mais animado, já que as duas fanfarras do distrito prometem um show em grande estilo, como forma de celebrar também o aniversário das duas entidades.

Para garantir o sucesso do desfile, cerca de 400 profissionais do município estão envolvidos no processo de organização, sendo 300 da Seduc, realizadora do ato cívico. O quantitativo restante está distribuído entre servidores da Defesa Civil, da Coordenação de Eventos e das secretarias de Serviços Públicos (Sesp), de Infraestrutura (Seinfra), de Cultura (Secult), de Saúde (Sesau) e de Governo (Segov), além da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT).

O auge das comemorações pela passagem do aniversário da cidade será no dia 28 de setembro, quando a população comemora a sua fundação.

HISTÓRIA
De acordo com o livro do professor Eduardo Cavalcanti Silva, Abrantes Berço da Civilização Brasileira, o Grêmio Litero Musical Marques de Abrantes foi fundado no dia 21 de setembro de 1945 para enaltecer o passado glorioso de Abrantes, tirando o local do esquecimento e fazendo justiça perante a história.

Segundo o autor, desde então a sociedade passou a comemorar o Dia de Abrantes, no primeiro domingo após o dia 21 de setembro, com festas cívicas e encontros de intelectuais, da capital e cidades vizinhas, trazendo, cada um, a contribuição nos conhecimentos sobre o passado da velha povoação do Divino Espírito Santo.

No dia 29 de setembro de 1957, o prefeito José Evaristo de Souza levou à Câmara Municipal mensagem instituindo o Dia de Abrantes, a ser comemorado no primeiro domingo após o dia 28 de setembro.

Depois de muitos anos, a programação mudou e os festejos passaram a ser abertos um domingo antes da comemoração do aniversário do Município. 
Foto: Divulgação

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga