» » » » Unidade de Saúde da Família do Parque Verde I é inaugurada

A comunidade do Parque Verde I ganhou uma nova Unidade de Saúde da Família (UFS) na manhã desta quinta-feira (20/9). O prefeito Elinaldo Araújo foi até o espaço, que está mais amplo e ofertando mais serviços para a população, para a cerimônia de inauguração.
Com o novo espaço, as atividades da sala de curativos, farmácia, central de esterilização e sala de vacina foram reativadas. A estrutura do local ainda é composta por dois consultórios médicos, sala de procedimentos, cozinha, um espaço para o agente comunitário de saúde, sala de higienização de material, sala de armazenamento de produtos de limpeza separada do almoxarifado e banheiros.
A equipe, que atende um quantitativo populacional de cerca de cinco mil pessoas, além dos serviços que integram o Programa de Saúde da Família, é composta por um médico, um enfermeiro, três técnicos de enfermagem, higienizador, vigilante, recepcionista e um regulador.

Sob os aplausos dos presentes, o prefeito Elinaldo Araújo garantiu que requalificará todas as unidades de saúde do município e fez um pedido especial aos servidores da pasta. “As pessoas procuram os serviços de saúde porque estão doentes e se não forem bem acolhidas, saem pior ainda. Peço que a gente acolha bem e dê suporte até o final, é o pedido que mais ouço das pessoas. Vou melhorar muito a saúde de Camaçari!”.



A notícia de que esta será a primeira unidade da sede do município a contar com prontuário eletrônico também foi muito comemorada. O secretário de Saúde, Elias Natan, lembrou que a antiga unidade não comportava mais a população local, que cresceu no decorrer dos anos. “O espaço era fechado, precário, não dando qualidade nem para o atendimento do usuário, nem para o servidor que trabalhava em uma condição totalmente insalubre. Essa unidade tem tudo o que uma USF precisa ofertar”.


O líder comunitário do bairro, Silvio Marcos, disse que o momento era de muita alegria. “O sonho da nossa comunidade era ter uma USF tão linda e com todos os equipamentos. Nós, moradores, vamos abraçar essa unidade e cuidar”. A afirmação foi reforçada por outra moradora do bairro, Raimunda Moreira da Silva, 46 anos, que achava que o bairro precisava de um espaço como este com a reativação de serviços para a comunidade. “Agora não vamos mais precisar ir a outros postos para pegar remédios”, exemplificou.

A qualidade do espaço também foi evidenciada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa. “Hoje a unidade está boa, grande e qualificada para oferecer os serviços. Quero parabenizar porque esse mês teremos vários ganhos para a saúde”.
A USF do Parque Verde I funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Travessa Antonio Felix Martins, próximo ao Setor de Patrimônio da Prefeitura.
Foto: Tiago Pacheco

About Conexão Cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply