» » » EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Abrantes festeja os 260 anos de Camaçari com desfile

Com sorrisos no rosto, bandeiras na mão e muita alegria, os moradores de Vila de Abrantes, na Costa de Camaçari celebraram os 260 anos de emancipação política da cidade, neste domingo (23/9), durante desfile cívico realizado na Praça Matriz. Famílias inteiras lotaram não apenas a arquibancada, como toda a avenida, para prestigiar as apresentações das escolas, movimentos culturais, bandas de percussão e fanfarras.


O desfile na localidade tem uma importância especial, já que a história de surgimento do município teve início no distrito, com a chegada dos padres jesuítas, que criaram a Aldeia do Divino Espirito Santo. “Tudo começou aqui, por isso a festa é tão bonita e aguardada pela população.
Os moradores valorizam a tradição e reconhecem a importância de Abrantes para o desenvolvimento do nosso município”, exaltou o prefeito, Elinaldo Araújo.
Abordando o tema: ‘Nossa terra tem autores, tem poetas e cantores, tem gentes que buscam a paz, tem riquezas naturais, indústrias e muito mais. Minha Camaçari, 260 anos: nossa gente quer mais vida, nossas vidas mais amores’, cerca de 1.250 alunos de 10 escolas da rede municipal de ensino desfilaram com suas criativas fantasias na avenida. “A comunidade escolar vive intensamente esse momento, porque reconhece que manter o civismo é uma forma de afirmação da sua identidade cultural”, destacou a secretária de educação, Neurilene Martins.
Completando também aniversário, a Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza comemorou seus 20 anos de existência, exaltando em suas alas as belezas naturais e movimentos culturais de Arembepe. “Foram meses de preparação, de estudo e envolvimento de toda equipe educacional da unidade e os alunos estão de parabéns por toda dedicação e empenho”, disse a diretora, Rozelita Amorim.
As apresentações das fanfarras locais, a Associação Cultural Fanfarra Municipal Popular de Abrantes (FAMPA Show) e a Banda Marcial de Vila de Abrantes (FANESVA), abrilhantaram ainda mais o evento, deixando o público eufórico com suas performances em frente ao palanque oficial e a arquibancada. Grupos de capoeira e samba de roda também deram um show à parte.
28 de Setembro – A expectativa da Prefeitura Municipal é que no dia 28 de setembro, momento auge das comemorações, na Avenida que tem como nome a data de aniversário da cidade, a população vá às ruas festejar a história e conquistas de Camaçari, no último desfile cívico do ano. O evento acontece a partir das 9h.
Foram dois quilômetros de muita alegria, amor e dedicação para apresentar o melhor em Vila de Abrantes. Assim foi o desfile cívico na localidade, que faz parte das celebrações  dos 260 anos de Camaçari, que serão comemoramos no dia 28 de setembro.
FOTO: TIAGO PACHECO     Autor: Ascom/PM











«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga