» » » Agentes da Defesa Civil recebem certificado de qualificação

Todo orgulhoso e bastante aplaudido pelos colegas de trabalho, o senhor João Nepomuceno, de 61 anos, recebeu o certificado de conclusão do curso de combate a incêndio florestal, ofertado pela Prefeitura da Camaçari, por meio da Secretária de Serviços Públicos (Sesp), durante ato simbólico de formatura, realizado na tarde desta sexta-feira (30/11), na Cidade do Saber. Ele é um dos 26 agentes da Defesa Civil que participaram da qualificação.
Ministrado pelo 10º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Camaçari, o treinamento teve o total de 40 horas/aula. “Essa capacitação é de fundamental importância. Nós trabalhamos com eles uma tríade, ou seja, conhecimento técnico, experiências adquiridas ao longo de cada ocorrência e o bom senso para tomar decisões”, destacou o Ten. Cel. BM Lanusse Araújo Andrade.
Também aluno da capacitação, o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, falou da satisfação em estar ao lado dos agentes, vivenciando suas descobertas, aprendizados e ganhando mais conhecimento. “Eles já faziam atividades relacionadas a incêndios florestais há muito tempo, mas faziam de uma forma mais por instinto. Agora estão preparados, com um certificado em mãos, que eles levarão pra toda a vida. Hoje, podem apresentar um currículo profissional mais qualificado”.
Voltado para noções, técnicas e táticas de combate a incêndio florestal, primeiros socorros e aulas práticas, o curso faz parte de uma das muitas qualificações que serão trazidas para o servidor público pelo executivo municipal. “É uma orientação do prefeito Elinaldo que a gente prepare nosso pessoal, principalmente os guerreiros da Defesa Civil, para que possam atender a toda a comunidade, independente da situação”, pontuou o secretário da Sesp, Armando Mansur.

 De acordo com secretário de Governo (Segov), José Gama, a qualificação é uma forma de dizer para a sociedade que ela pode confiar nos agentes em uma situação de perigo. “Quando uma pessoa ligar para a Defesa Civil, ela vai saber que aquele profissional está apto para atendê-la, está capacitado pra oferecer um trabalho de qualidade. Junto com o Corpo de Bombeiros, vamos atuar de forma integrada, pois um é o combustível do outro”.

Além da imprensa local, estavam presentes ainda os instrutores do Corpo de Bombeiros e as secretárias municipais de Relações Institucionais (Serin), Janete Ferreira, e de Cultura (Secult), Márcia Tude. Pra quem estiver em alguma situação que necessite da atuação da Defesa Civil, ou avistar focos de incêndio florestal, pode ligar para o telefone 199.
Fotos: Ascom PMC

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga