» » » Yemanjá é celebrada na Costa de Camaçari

A comunidade de Arembepe rende homenagens à Rainha do Mar no próximo sábado (02/02), com a tradicional Festa de Yemanjá. A preparação começa na sexta (01/02), às 18h, com a entrega dos presentes no espaço Preguiçosa, localizado na Praia do Porto, ao fundo da Colônia de Pescadores Z-14. A ideia é deixar tudo proto para a saída do cortejo, às 5h, que partirá do local em direção à igreja de São Francisco de Assis, e depois em direção ao mar. Após a devoção, as pessoas voltam ao local de concentração para encerrar o ato de fé.
Mas a celebração ao orixá começa bem antes, às 4h, com a concentração no espaço Preguiçosa e a tradicional alvorada. Às 4h30 acontece desfile de uma banda de sopro cantando a música Acorda, Maria Bonita. Das 9h às 12, o projeto Samba na Praça, no largo próximo as peixarias, promete levar muita música e fazer a alegria de devotos, turistas e moradores, animados por vários sambistas da cidade. A expectativa é de reunir mais de mil pessoas no ato, e cerca de 20 embarcações na procissão marítima.
O dia 2 de fevereiro também será comemorado em outras duas localidades da Costa de Camaçari, em Jauá e Itacimirim. Nessas comunidades, também estão previstas alvorada e procissão marítima para a entrega dos presentes à Rainha do Mar. Em Itacimirim, terá ainda samba de roda durante todo o dia.
Os eventos são realizados pela Prefeitura de Camaçari, através da Coordenação de Eventos, em conjunto com a Comissão Organizadora do Presente de Yemanjá das localidades.Foto: Agnaldo Silva

Agência de Noticias PMC

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga