» » » Pescadores de Camaçari recebem carteira profissional de aquaviário

 Após um curso intensivo de ensino profissional marítimo, 26 pescadores da Costa de Camaçari receberam, nesta sexta-feira (11/10), um certificado e uma Caderneta de Inscrição e Registro (CIR). A cerimônia foi realizada na Capitania dos Portos da Bahia, no bairro do Comércio, em Salvador. O ato é fruto de uma parceira da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), com a Marinha do Brasil.

 A carteira é um documento de identificação com o registro dos dados pessoais do pescador, no qual permite que os trabalhadores estejam habilitados para conduzir barcos até 15 metros de distância. Segundo a coordenação do curso, o intuito da formação é qualificar essas pessoas para que durante o embarque de pesca exerçam a função com eficiência e adquiram o conhecimento acerca das competências do ramo da aquaviária.

A caderneta é válida por cinco anos e para a revalidação do documento o pescador deverá comparecer a Capitania dos Portos da Bahia, apresentar o atestado de saúde ocupacional, uma foto 5x7 cm e documentos pessoais. A abertura da cerimônia foi marcada pelo cântico do Hino Nacional e Hino da Marinha do Brasil, além da exibição de um curta-metragem, intitulado Legal no Mar, onde orienta os pescadores e navegantes a respeito da segurança e conduta no mar de maneira lúdica.
A primeira-tenente e encarregada da divisão de ensino profissional marítimo, Niljane Alves, elogiou o desempenho e participação dos pescadores no curso. “Eles tem o conhecimento técnico vasto da experiência e do conhecimento de vida, mas o fato deles virem para sala de aula é muito gratificante. Eles saem daqui com os conhecimentos fixados. Porque a gente busca no decorrer das aulas massificar os conhecimentos que são mais importantes e imprescindíveis para eles no mar”, comentou.
Também participaram do ato, o capitão de mar e guerra, Márcio Amaral; o coordenador de Pesca de Camaçari, Albino dos Santos; além de familiares e amigos dos alunos.
Foto: Tiago Pacheco

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga