» » » Prefeitura realiza força tarefa para retirada de óleo nas praias de Camaçari

 Começou nesta sexta-feira (11/10) uma força tarefa para retirada de óleo em todas as praias de Camaçari. A iniciativa realizada pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), conta com cerca de 50 pessoas, o que pode aumentar, a depender da demanda, e seguirá por tempo indeterminado.
As praias já passam por limpeza diária e foi organizada uma operação para que as manchas de óleo que atingem o nordeste do país fossem retiradas desde o início para amenizar o máximo possível os impactos. Com isso, foi ampliado significativamente o número de servidores para atuar emergencialmente no local.
 A equipe de limpeza está trabalhando uniformizada com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para esse tipo de caso, com botas, luvas e máscaras, além de carros de mão, vassouras metálicas, pás e peneiras. Ainda são utilizados maquinários para a remoção das manchas, como tratores.
O secretário de Serviços Públicos, Armando Mansur, calcula que podem ser retiradas aproximadamente 10 toneladas de borras das praias do município. Ele explica como o material está sendo tratado. “Estamos acondicionando em sacos de PVC, de 200 litros, que por sua vez serão armazenadas em caixas metálicas, as chamadas brook’s com 5m³ cada, que são apropriadas para resíduos dessa natureza”.
O titular da pasta ainda ressalta que esse armazenamento é temporário. “Iniciei as negociações com a Cetrel para receber e guardar o material até que o Governo Federal, através do Ibama, determine a destinação final. Porém, a Cetrel enviou técnicos para analisar o poder calorífero e o cloro das borras, e já conseguimos a autorização para o envio desses produtos a unidade, mediante a algumas condicionante, as quais já estamos providenciando”.
Foto: Isaac Coelho

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply