» » » Balanço das lavagens revela resultados positivos

As lavagens realizadas na Costa de Camaçari durante o mês de janeiro, que tiveram início no dia 10 em Barra do Pojuca, em homenagem a São Francisco de Assis, e finalizaram com Jauá, no dia 24, reverenciando Bom Jesus dos Navegantes, trouxeram resultados positivos para a população. Oportunidades foram geradas para os comerciantes do município e a rede hoteleira também aproveitou dos dias de festa para movimentar seus faturamentos.
Os finais de semana de lavagem atraíram, em cada localidade, cerca de 6 mil pessoas por dia. Uma megaestrutura foi montada para que o público pudesse curtir os festejos em grande estilo em Barra do Pojuca, Monte Gordo, Vila de Abrantes e Jauá. As estruturas montadas pela Prefeitura contaram com banheiros químicos, toldos para as barracas de alimentos e bebidas, camarins para os artistas, dentre outros itens.
A grade de atrações foi diversificada, com estilos musicais para agradar a todos os públicos. Dos mais de 40 shows realizados durante as festas, cerca 60% foi feito por artistas da terra, visto que a valorização da prata da casa é uma marca registrada das lavagens. “A ideia foi animar as lavagens com os artistas da terra, aproximando ainda mais a comunidade dos festejos. Além do mais, conseguimos manter vivas as tradições das lavagens e resgatar os valores culturais do nosso município”, disse o coordenador de Eventos, Luiz Mário.
Confira abaixo mais detalhes sobre as lavagens:
Organização
– Para garantir o bem-estar do público, no local do evento foram montadas estruturas de saúde e segurança, para que tudo funcionasse da melhor forma.

Fiscalização
– O público também contou com toda infraestrutura, a exemplo dos 300 ambulantes e comerciantes que montaram barracas, responsáveis por vender diversos tipos de comidas e bebidas, a exemplo de lanches, churrasquinhos, drinks, doces, pastel e acarajé. Todos os profissionais foram devidamente cadastrados e fiscalizados por uma equipe composta de seguranças da Vigilância Patrimonial e fiscais da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp).

Saúde
– No quesito saúde, as festas contaram com um stand de atendimento do Samu, que encaminhava as ocorrências mais urgentes para os PAs de cada localidade. No total, cerca de 30 pessoas receberam cuidados profissionais, sem ocorrências graves.

Trânsito e Transporte
– Além de ordenar o trânsito e dar informações sobre o fluxo de veículos, locais para estacionamento e transporte público – como local de parada e linhas disponíveis –, os 50 agentes de trânsito que trabalharam nas festas também foram responsáveis por promover ações educativas de trânsito e transporte e recolhimento de animais nas vias.

Segurança
– Atuaram nas lavagens um efetivo de 60 policiais militares que se revezaram em dois turnos. Outras unidades da PM também atuaram no apoio das lavagens, que reuniram cerca de 6 mil pessoas por dia, em cada localidade. Dentre estas estão a RONDESP (Rondas Especiais), da CIPE (Companhia Independente de Policiamento Especializado) Polo e Bombeiros Civis. Houve ainda o reforço de seguranças particulares.

A realização das lavagens é uma iniciativa da Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias do Governo (Segov), dos Serviços Públicos (Sesp), de Cultura (Secult), de Turismo (Setur), Prefeitura Avançada da Costa e apoio de órgãos municipais.

Agência de Noticias PMC

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga