» » » Bom Jesus dos Navegantes é homenageado por milhares de fieis em Jauá


Em uma corrente de fé e devoção, milhares de pessoas participaram do tradicional cortejo religioso em homenagem ao santo Bom Jesus dos Navegantes, protetor dos pescadores e da localidade, na manhã desta sexta-feira (24/1), em Jauá, na Costa de Camaçari. Marcando a última lavagens do mês de janeiro, a caminhada teve início na entrada da localidade, seguindo em direção a Rua Direta de Jauá, até a Igreja Católica, situada próximo à Praça do Papagaio.
 Participando pela segunda vez do cortejo e fã de carteirinha das baianas, Maria das Graças aproveitou a oportunidade para prestigiar o desfile e reencontrar as amigas. “Uma festa muito bonita e organizada. Estou achando muito boa. Eu gosto de tudo e acho lindo o desfile das baianas”, elogiou.

A alegria das mais de 100 baianas contagiou devotos, turistas e autoridades municipais durante os três quilômetros de percurso. O evento ainda contou com a diversidade dos grupos culturais e percussivos, compostos por artistas da terra como: Timbaluê, Rumfagerê, Filhos de Angola, Banda Recordar, Alaketu, Som do Timbal, Viola de Ouro, Papagaio da Alegria, Guerreiras de Parafuso, Boi Janeiro de Parafuso, Tambores da Cordoaria e do grupo percussão do Centro Educacional Marquês de Abrantes (CEMA), além do gingado da capoeira.

Moradora de Arembepe, Iracema Evangelista desfila vestida de baiana há 45 anos. Carregando um ramo de flores, ela expressou a importância de desfilar do cortejo. “Como somos nativas, a gente faz por amor e dedicação. Já virou tradição, de vó para filhos e netos. Então, se nós não participarmos é como se faltasse algo. O cortejo é só alegria!”.
Para o chefe Executivo, Elinaldo Araújo, a festa símboliza a riqueza do patrimônio cultural do município. Durante o discurso, o prefeito aproveitou para proferir palavras de agradecimentos e pedir proteção para todos os camaçarienses. “Este é um momento religioso, no qual venho pedir as bênçãos do padoeiro para que possa proteger tudo que estamos planejando para a nossa Costa ao longo de 2020”, pontuou.
As celebrações profanas tiveram início logo após o cortejo religioso. Os foliões comemoraram e dançaram embalados pelo projeto Samba na Praça, que reuniu artistas locais no Placo Praia. Outra opção para os amantes da música foi a banda Corda Bamba, que não deixou ninguém ficar parado fazendo a alegria do público.

Confira a programação completa:

Sábado (25/1)

15h – Bloco Pirraça – A Dama
19h – O Beat (Arena)
20h30 – Beat Brazil (Arena)
22h – Flavinho (Arena)
23h – União do Guetto (Arena)
01h00 – Tierry

Domingo (26/1)

12h – Grupo Sensações (Placo Praia)
13h – Audácia Pura (Palco Praia)
15h – Samba na Praça (Palco Praia)
15h – Bloco Enchendo e Derramando – O Crush
18h – Júnior Balanço (Arena)
20h – Alice Karoline (Arena)
21h30 – Lu Costa (Arena)
23h – Kevin Jhonny (Arena)

Segunda-feira (27/1)

20h – Junior Bahia
21h30 – Celebridade 10
23h – Brazilian Boys

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga