» » » Bahia registra 362 mortes por Covid-19; mais de 1,5 mil profissionais de saúde estão contaminados

Fonte: Da redação


 Crédito da Foto: ilustrativa/Pexels
A Bahia registra 11.197 casos confirmados de Covid-19 - o que representa 17,43% do total de casos notificados no estado - e 362 óbitos. A informação foi divulgada na noite desta quarta-feira (20/5), pela Secretaria da Saúde (Sesab). A pasta reforça ainda que, desde essa terça-feira (19/5), 2.377 casos confirmados aguardam validação dos municípios.
Por outro lado, 3.216 pacientes são estão recuperados da doença provocada pelo novo coronavírus e 7.619 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Quanto aos profissionais de saúde, já são 1.744 que testaram positivo.
Os casos confirmados ocorreram em 222 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (60,44%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1 milhão de habitantes foram Uruçuca (3.703,88), Itabuna (2.954,65), Ipiaú (2.833,91), Ilhéus (2.814,88) e Salvador (1.855,97).
O boletim epidemiológico registra 30.597 casos descartados e 64.243 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
EXAMES
O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 38.694 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 20 de maio de 2020. Atualmente, 3.653 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.
FAIXA ETÁRIA
Quanto ao sexo dos casos confirmados, 43,41% foram do sexo feminino. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 24,29% do total. O coeficiente de incidência por 1 milhão de habitantes foi maior na faixa etária de 80 e mais (1.237,70/1 milhão de habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa etária, seguida da faixa de 30 a 39 anos (1.185,64/1 milhão habitantes).
Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.
Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui.
TAXA DE OCUPAÇÃO
Na Bahia, dos 1.365 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 688 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 50%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 547 leitos exclusivos para o coronavírus, 327 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 59,8%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.
CRITÉRIOS PARA OS EXAMES DA COVID-19
No Sistema Único de Saúde (SUS), a coleta de amostras para a realização do exame RT-PCR, que é o padrão ouro para a identificação do genoma viral, deve ocorrer em cinco situações: pacientes internados com suspeita de coronavírus, independente da gravidade; pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19 ou que tenham tido contato com casos confirmados de coronavírus, mesmo que assintomáticos; pacientes que foram a óbito com suspeita de Covid-19, cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida; e em indivíduos institucionalizados durante investigação de surtos da doença.
Já o teste rápido, que detecta os anticorpos, deve ser utilizado em pacientes com quadro clínico-epidemiológico compatível com a Covid-19; profissionais de segurança pública e de saúde em atividade, independente de sintomas; contato domiciliar de profissional de saúde ou de segurança pública em atividade, independente dos sintomas; pessoas com 60 anos ou mais, sintomáticos ou não, residentes em instituições de longa permanência de idosos ou portadores de comorbidades de risco para complicação da Covid-19.



«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga