» » Enchentes, deslizamentos e caos em municípios do Litoral Norte devido forte chuva; vídeo

As chuvas intensas que vem atingindo a costa leste do Nordeste, incluindo o Litoral Norte da Bahia, provocaram cheias em rios da região, na manhã de hoje (21/05). Foram registrados diversos estragos causados com enchentes, deslizamentos de terra e rompimento de pontes. Na BR-101, divisa da Bahia com Sergipe, em Rio Real, próximo ao município de Cristinápolis (Sergipe), o rio transbordou e a pista desabou, sendo necessária a interdição. Uma cratera abriu no local. Com isso, formou-se um grande congestionamento e os caminhoneiros aguardam autorização da Secretaria Estadual de Infraestrutura para seguir viagem através da Linha Verde.
O deputado estadual Alex Lima (PSB) pediu ajuda ao Governo do Estado para amenizar os estragos. “O volume de chuvas no Litoral Norte está muito grande. Rios que cortam os municípios de Conde e Cardeal da Silva transbordaram e deixaram famílias desabrigadas. Além disso a BA 400 e a BA 233 ficaram interditadas após deslizamento de terras, inviabilizando a passagem de carros. Por isso, peço ajuda aos Governo do Estadual para tentarmos reerguer as cidades e devolver a rotina dos moradores”, disse o deputado.
Presidente do Podemos na Bahia, o deputado federal Bacelar disse que a cidade de Cardeal da Silva ficou alagada depois que as fortes chuvas provocaram o transbordamento do rio Inhambupe. Mais de mil pessoas foram atingidas e outras duzentas tiveram que deixar suas casas, às pressas, durante a madrugada. “A prefeita Mariane está fazendo o que pode, mas estou batalhando junto ao governo do estado para conseguir recursos e tirar Cardeal dessa lamentável situação” afirmou.
Em nota enviada ao Informe Baiano, a Embasa afirmou que o abastecimento de água no município de Conde e nas localidade de Subaúma, distrito de Entre Rios, e Palame e Baixio, ambos em Esplanada, foram afetados.
Devido à cheia do rio Itapicuru, a adutora que abastece a sede municipal de Conde foi quebrada, levando os técnicos da Embasa a mobilizar esforços para tentar abastecer o município por uma captação no rio das Pedras. Enquanto essa alternativa não é viabilizada, a cidade está com o fornecimento de água reduzido. A situação só será completamente regularizada com a redução da vazão do rio Itapicuru, quando os serviços de manutenção necessários à retomada do funcionamento da rede distribuidora poderão ser executados.
Já em Subaúma, com a cheia do rio Subaúma, as bombas da captação do sistema de abastecimento local foram danificadas pelo material sólido carreado pela correnteza. Com isso, o fornecimento de água está interrompido nesta localidade do município de Entre Rios. E na região de Esplanada, o abastecimento foi temporariamente interrompido em Palame e Baixio devido à cheia do Riacho Grande cuja correnteza levou a captação flutuante do sistema de abastecimento que atende estas localidades. Também nestes casos, a Embasa aguarda o rebaixamento do nível desses mananciais para iniciar as manutenção necessárias que possibilitarão a retomada da distribuição de água.
O uso do mínimo necessário da água disponível no domicílio é recomendável, neste momento, em Conde, Subaúma, Palame e Baixio.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga