» » » Lava Jato: ex-ministro é alvo em operação contra fraudes na Eletronuclear

Silas Rondeau foi ministro de Minas e Energia entre 2005 e 2007.
Foto: Rafael Carvalho/Governo do Tocantins
O ex-ministro das Minas e Energia entre 2005 e 2007 (no segundo governo Lula), Silas Rondeau é um dos alvos da força-tarefa da Lava Jato iniciada nesta quinta-feira (25) com a Operação Fiat Lux, contra fraudes na Eletronuclear. O ex-deputado federal Anibal Ferreira Gomes (DEM-CE) também é procurado. A informação é do portal G1.
O juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do RJ, expediu, ao todo, 17 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão temporária nos estados do Rio de Janeiro (capital, Niterói e Petrópolis), São Paulo e no Distrito Federal.
A Lava Jato pediu também o sequestro dos bens dos envolvidos e de suas empresas pelos danos materiais e morais causados no valor de R$ 207 milhões.
Segundo o portal, o esquema investigado é mais uma etapa contra responsáveis por contratos fraudulentos e pagamento de propina na Eletronuclear, que não foram abrangidos pelas operações Radioatividade, Irmandade, Prypiat e Descontaminação.
A investigação teve como base a colaboração premiada dos lobistas Jorge Luz e o filho, Bruno, ligados ao PMDB. Os Luz presos em Miami em 2017, por ordem da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR.
A delação de Jorge e Bruno apontou o pagamento de vantagens indevidas em pelo menos seis contratos firmados pela Eletronuclear. 
Os recursos eram desviados por meio de subcontratação fictícia de empresas de serviços e offshores, que por sua vez distribuíam os valores entre os investigados.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga