» » » Produtos juninos são distribuídos pela Sedap às entidades socioassistenciais

Fartura na mesa das famílias beneficiadas por entidades socioassistenciais está assegurada com a entrega de itens típicos do período junino. Foi o que a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), garantiu, nesta terça-feira (9/6), ao dar início à distribuição de 10 toneladas de produtos adquiridos por meio do Programa de Aquisição Alimentos (PAA), de agricultores familiares do município. Foram alimentos como: milho, amendoim, laranja, coco seco e aipim.
Na oportunidade, os produtos foram distribuídos entre quatro instituições conveniadas ao município, a exemplo do Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Camaçari (Conviver), Associação Comunitária de Desenvolvimento de Parafuso, Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Novo Horizonte, e Associação Missionária Evangélica Vida Missão. Além do Banco de Alimentos, que deve contemplar outras entidades beneficentes.
Os produtos foram muito bem recebidos pelas instituições. Como é o caso da Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Novo Horizonte, que é mantenedora da Escola Comunitária Brincando e Criando. A presidente da entidade, Maridalva da Silva, falou da satisfação de, a partir das doações, poder contemplar as famílias das crianças assistidas no local. “São 172 menores que atendemos aqui e, nesse momento delicado em que as atividades foram suspensas por conta da pandemia, é através desses alimentos recebidos que vamos tentar suprir as refeições que eles faziam aqui”, destacou.


Para a dona de casa Marilene Gonçalves, 44 anos, mãe de seis filhos, entre elas, uma criança de dois anos atendida pela associação do Novo Horizonte, ter esse complemento alimentar é muito importante. “Os meninos gostam muito desses alimentos. Vou fazer render e cozinhar muitas coisas gostosas pra eles. Deus abençoe a prefeitura por lembrar da gente”, falou agradecida.
A gestora da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Parafuso,Maria José Magalhães, declarou que a mercadoria recebida é muito valiosa, de boa procedência e qualidade excelente. “Primeiro, por ser alimento, que é benção de Deus. Segundo, por ter sido fruto de doação e que vai levar comida à mesa de 102 famílias, além das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade do bairro. Todos nós precisamos que essa ação seja mantida, pois muitos cidadãos são beneficiados com ela”, falou a coordenadora ao dizer que a instituição está aberta a outros tipos de doações, sobretudo, nesse momento.


Amanda Virgens, 37 anos, mãe de um menino de cinco anos assistido pela associação de Parafuso, ficou feliz com a ajuda, que, segundo ela, vai fazer diferença nas despesas da casa, aliviando um pouco nos gastos domésticos. “Com o dinheiro que vou economizar, já posso comprar outras coisas para o meu filho”, falou satisfeita.
A coordenadora dos Programas Sociais da Sedap, Ana Guedes, informou que os alimentos são oriundos da produção de 36 agricultores familiar do município, moradores das localidades de Tiririca, Barra do Pojuca e Cancelas. Ela lembrou, ainda, que, para esta compra, foi utilizado mais de R$ 41 mil e finalizou a verba total liberada pelo Governo Federal, desde o fim do ano passado, que foi de R$ 800 mil para aquisição de alimentos.


“No total, foram compradas mais de 200 mil toneladas de alimentos e já estamos trabalhando com a proposta para o recebimento do novo recurso. Em paralelo, vamos dar sequência às compras por meio do Programa Municipal Mais Agricultura.
Esse é um trabalho que deixa a equipe da Sedap muito grata, pois são através dessas ações que atendemos as demandas e necessidades de dois públicos do município, as entidades socioassistenciais e os agricultores familiares que precisam escoar sua produção, especialmente durante a pandemia, que não contam com outras formas, a exemplo das feiras itinerantes”, ressaltou Ana Guedes.
Foto:KelvI Lima 

Agência de Notícias

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga