» » Secretaria da Saúde presta contas à Câmara Municipal

Na manhã desta quinta-feira (18/6), o gestor da Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, Luiz Duplat, prestou contas à Câmara Municipal, em Audiência Pública virtual, sobre as ações da pasta no primeiro quadrimestre de 2020. A sessão foi acompanhada pelos vereadores em seus gabinetes, através da videoconferência, e transmitida ao vivo pela TV Câmara nas redes sociais.
Nesse primeiro quadrimestre a cobertura da saúde da família cresceu para 72,66% com 63 equipes de saúde da família atuando no município. No total, são 27 equipes de saúde bucal, cinco núcleos de apoio à saúde da família, sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) e duas academias de saúde.
Ainda sobre a Atenção Básica, o secretário destacou a realização de mais duas edições do Ses@u +Perto de Você, a criação da equipe itinerante do Ses@u +Perto de Você, o início do curso de formação técnica de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), e a informatização do trabalho dos agentes com a entrega de 400 tablets.
De janeiro a abril, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nas UBSs foram realizadas 25.446 consultas, 48.502 procedimentos e 16.431 participantes de programas de promoção à saúde.
Na Atenção Especializada, no mesmo período, também foram registrados avanços, como a implantação do Multicentro do Distrito Sanitário de Monte Gordo, e a entrega de novas cadeiras de rodas motorizadas aos usuários cadastrados no CER II.
Nos serviços de urgência e emergência foram contabilizados 7.493 chamados no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e 31.020 atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos Atendimentos (PAs). Na marcação de consultas e exames os números também cresceram entre janeiro e março do primeiro quadrimestre registrando 80.160 marcações. Entretanto, em virtude da pandemia as marcações foram suspensas em 16 de março, assim como a realização das consultas desta data em diante. Mesmo assim, ainda obtivemos no primeiro quadrimestre 373.785 diagnósticos e 305.087 exames laboratoriais.
Na Assistência Farmacêutica o principal avanço foi a implantação da Farmácia do Povo 24h na Casa do Trabalho. O espaço conta com uma infraestrutura moderna, proporcionando um atendimento humanizado e facilitando o acesso a diversos remédios. No local, são disponibilizados 186 diferentes apresentações de medicamentos e há farmacêuticos durante todo o período de funcionamento. Em dois meses de funcionamento já foram atendidas mais de 8.900 receitas.
No total, entre ações de promoção à saúde, procedimentos com finalidade diagnóstica, procedimentos clínicos e cirúrgicos e órtoses, próteses e materiais especiais, a Sesau teve uma produção de 903.703 procedimentos no primeiro quadrimestre de 2020.
De forma completamente diferente do enfrentado pelo município em todas as suas gestões, no primeiro quadrimestre deste ano, a Secretaria da Saúde teve que ajustar seu planejamento para enfrentar o novo coronavírus.
Como principais medidas de enfrentamento, foi criado o Call Center 156; implantado o Centro Intensivo de Combate ao Coronavírus (CICC), com 16 leitos de UTI e cinco de recuperação; foi criado também o Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus (CIEC) com 20 leitos de observação e uma sala vermelha. Foram definidas ainda unidades para atendimento exclusivo à pacientes sintomáticos na sede e costa de Camaçari, são elas: as USFs do Ponto Certo, Gravatá e Phoc III; a UPA Pediátrica; a UBS Vila de Abrantes e a Unidade de Sintomáticos na UBS São Bento. Foi implementada ainda a Central Municipal de Regulação de Leitos Covid-19.
O secretário Luiz Duplat ressaltou ainda os esforços do governo municipal em garantir o atendimento à população nas unidades de saúde. “Em virtude da pandemia tivemos uma baixa de 596 servidores afastados, em torno de 22% dos servidores. Com isso, tivemos que replanejar o atendimento nas unidades. Também enfrentamos o problema dos transportes intermunicipais que foram suspensos. Dessa forma, foi necessário colocar transporte próprio para trazer os servidores que moram noutros municípios, como Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Lauro de Freias, entre outros. Vale destacar que mais de 95% destes servidores são efetivos e de carreira”.
Encerrando a audiência pública o secretário reafirmou o pedido à população para que permaneçam em casa, mantendo o isolamento domiciliar e o distanciamento social como principais medidas de enfrentamento ao coronavírus. Pediu também o apoio da população no combate ao Aedes Aegypti eliminando os focos do mosquito dentro das residências.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga