» » » Cidades da RMS retomam as atividades econômicas hoje

Fonte:Redação
A decisão foi tomada na quinta-feira passada, após a última reunião entre os prefeitos da RMS e a taxa de ocupação dos leitos de UTI ficar abaixo dos 75%.
Foto: Reprodução / Renan Pinheiro / TV Bahia
Depois de Salvador, Madre de Deus, Pojuca e São Francisco do Conde, que retomaram as atividades econômicas na última sexta-feira, outras cidades da Região Metropolitana (RM) da capital baiana também vão retomar as operações a partir de hoje. Após quase quatro meses com as portas do comércio fechadas, municípios como Camaçari, Candeias, Simões Filho, Dias D’Ávila e Lauro de Freitas voltarão a reabrir as lojas e estabelecimentos. A decisão foi tomada na quinta-feira passada, após a última reunião entre os prefeitos da RMS e a taxa de ocupação dos leitos de UTI ficar abaixo dos 75%. Entre as principais medidas adotadas está a obrigatoriedade do uso de máscaras e respeito ao distanciamento social.
Em Camaçari, na primeira fase de flexibilização, o funcionamento dos estabelecimentos foi dividido em quatro grupos, sendo que o grupo dois, específico ao comércio, está subdividido em tipos I e II, com uma carga horária de atendimento estabelecida como parte das restrições a serem seguidas. No Grupo 1 estão os segmentos de saúde, beleza e estética, compostos por salões de beleza e barbearias; clínicas de podologia e estética; e estúdios de tatuagem. Nestes casos, os horários entre os clientes devem ser mais amplos para evitar aglomeração.
No Grupo 2, funcionará das 8h às 13h - das 8h às 9h30, o período será exclusivo para grupo de risco - a lista de estabelecimentos que compõe o comércio tipo I, que são, segundo a Prefeitura municipal: vestuário; cama, mesa e banho; as lojas de tecidos; armarinhos; eletrodomésticos; eletrônicos; informática; móveis; artigos para escritórios;
colchões; artigos para festa; chocolates e bombonieres; tabacarias; floriculturas; bancas de jornais e revistas e comércio de animais vivos.
Ainda dentro deste grupo, segue com o funcionamento das 13h às 18h - 13h às 14h30 voltado período exclusivo para grupo de risco - o comércio tipo II, que abrange estúdios de revelação e impressão fotográficas; gráficas, papelarias e livrarias; artigos esportivos; utilidades do lar; calçados, bolsas e demais acessórios; cosméticos, perfumarias, joalherias e bijuterias.
O horário de funcionamento dos shoppings será das 12h às 20h, com exceção de cinema. Vale esclarecer que a praça de alimentação deve seguir as diretrizes do grupo de alimentação e será exclusiva das 12h às 15h. As feiras livres funcionarão das 6h às 15h e os ambulantes das 6h às 18h. Integrando o Grupo 3, que se refere ao setor de alimentação, estão os bares, restaurantes, lanchonetes e afins com serviço à pedido, que funcionarão das 11h às 14h e passando desse horário o serviço deverá ser feito por meio de delivery.
Já no Grupo 4, que é composto pelas atividades religiosas, de escritórios, prestação de serviços e hotéis/pousadas, o funcionamento seguirá da seguinte maneira: de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e horário livre aos sábados e domingos poderão ocorrer as práticas religiosas; as atribuições de escritórios e repartições públicas atenderão das 9h às 16h. Já os hotéis e pousadas, horário livre, exceto para eventos.
Eu Lauro de Freitas, entre as restrições contidas no protocolo de reabertura de shoppings, centros comerciais, lojas de varejo de rua, estão o atendimento exclusivo a idosos e Pessoas com Deficiência (PcD), nas duas primeiras horas de funcionamento, das 8h às 10h, a disponibilização de álcool em entradas e saídas, e mais três pontos diferentes das áreas de vendas, e implementação de regime de escala de colaboradores em dias alternados para estabelecimentos com mais de 20 empregados. No interior dos estabelecimentos deverá ser resguardada a proporção de um cliente para cada 9m².
Além disso, os estabelecimentos também deverão realizar a verificação da temperatura corporal no ato da entrada dos consumidores, e lojas que trabalham no segmento de vestuário deverão interditar os provadores de roupa, para diminuir a probabilidade de contágio. Permanece mantida a restrição de circulação noturna no município, das 18h até às 5h da manhã do dia seguinte.
Ainda no caso dos shoppings, galerias e assemelhados, o atendimento deverá ser limitado a 40% da capacidade total destes estabelecimentos. Praças de alimentação deverão permanecer fechadas, devendo funcionar apenas como delivery e take away. Salas de projeção de filmes e equipamentos de diversão, também deverão permanecer desativadas. Os estacionamentos deverão ainda ter sua capacidade reduzida à 50%.
SIMÕES FILHO
Já em Simões Filho, os segmentos foram divididos por grupos e horários de funcionamento. Além disso, os estabelecimentos deverão atender as recomendações de segurança. No Grupo 1, do qual fazem parte, entre outros, farmácias, supermercados, hipermercados, mercearias, padarias, postos de combustível e distribuidoras de água, o funcionamento deve ocorrer das 7h às 18h.
No grupo 2, operam das 07h às 17h: laboratórios, clínicas, óticas, consultórios médicos e odontológicos, lojas de materiais de construção e autopeças. Das 07h às 12h, funcionam, pelo Grupo 3, armarinhos, lojas de utilidades do lar, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, celulares e acessórios, informática, móveis e fotografia. Floriculturas, colchões, mesa e banho, lojas de artigos esportivos, suplementos esportivos, perfumaria e cosméticos, bijuterias e lojas de doces, que fazem parte do Grupo 4, operam das 13h às 17h. Já templos religiosos de todo e qualquer culto, com limite de ocupação de 50% da capacidade total, funcionam das 06 às 20h.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga