» » » Comércio da RMS reabre com restrições a partir de segunda-feira (27), informam prefeitos

Gestores dos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) decidiram reabrir o comércio e templos religiosos de forma unificada e com restrições a partir desta segunda-feira (27/07). A decisão foi tomada durante o quarto encontro de prefeitas e prefeitos, realizado na cidade de São Francisco do Conde, nesta quinta-feira (23/07).
O encontro foi iniciado pela fala do prefeito anfitrião, Evandro Almeida, que deu as boas-vindas aos demais gestores e ressaltou o fato de todos estarem empenhados em garantir que as determinações do protocolo sejam cumpridas. “Esse alinhamento é importante para que a reabertura gradativa do comércio atenda o protocolo”, comentou.
A reabertura dessa primeira fase está condicionada à disponibilidade de pelo menos 25% de leitos de UTI no Estado da Bahia.
“Essa será a primeira fase e contará com protocolos bem definidos e com uma série de exigências que serão apresentadas a todos os estabelecimentos comerciais. Serão reabertos os shoppings, centros comerciais, lojas que estavam fechadas e os templos religiosos. Só iremos reabrir o comércio porque a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 75%, quando essa quantidade estiver em 70%, vamos para a segunda fase de reabertura, e assim gradualmente”, explicou a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho.
Para o prefeito Elinaldo Araújo, de Camaçari, a decisão de planejar a reativação do comércio de maneira unificada na RMS foi assertiva e potencializa as chances de que, cumpridas as determinações do protocolo, não haja a necessidade de recuar posteriormente por conta de uma nova elevação na taxa de contágio. “Esta decisão está sendo tomada em conjunto e com base nas recomendações apresentadas pelo Governo do Estado, que estipulou o mínimo de 25% de leitos de UTI desocupados, por cinco dias consecutivos, como critério para a retomada do comércio”, informou, acrescentando que tem reunião agendada com o governador Rui Costa nesta sexta-feira (24/7), por videoconferência, para avançar nas tratativas sobre o assunto.
Para trabalhadores que atuam em municípios diferentes dos locais de suas residências, os gestores vão definir diretrizes específicas até este próximo domingo (26/07).
A proposta de reabertura gradual do comércio busca atender, parcialmente, as expectativas dos varejistas com critérios de preservação da saúde pública. Nesta primeira fase, uma carga horária de atendimento ao público fará parte das restrições a serem seguidas por shoppings e demais estabelecimentos comerciais. Conforme os protocolos definidos pelos gestores, fica restrito, no período das 8h às 10h, o acesso exclusivo para idosos, deficientes e pessoas que tenham comorbidades. A partir das 10h até as 17h, o funcionamento fica aberto para todos os públicos.

Durante o encontro das prefeitas e prefeitos, também ficou definido que os municípios com menos de 40 mil habitantes poderão optar em reabrir seus comércios já a partir desta sexta-feira (24/07), sendo eles São Francisco do Conde, Madre de Deus e Pojuca. Além de Lauro de Freitas, participaram gestores e representantes dos municípios de Camaçari, São Sebastião do Passé, Candeias, Simões Filho, Dias D´Ávila e Conde.

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga