» » » Limpeza de canais e serviços de drenagem ocorrem de forma rotineira

 Desde 2017, a Prefeitura de Camaçari buscou intensificar os trabalhos de limpeza de canais e os serviços de drenagem para dar mais fluidez às águas pluviais, evitando possíveis alagamentos. Realizou também diversas obras de contenção, com a finalidade de prover estabilidade e evitar deslizamentos de terra. Os trabalhos que são realizados rotineiramente demonstram o compromisso da administração pública com o bem-estar da população.
 De acordo com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), a ação acontece de forma simultânea em diversos pontos e visa à prevenção de transbordamentos durante o período chuvoso, evitando assim, maiores problemas como: acidentes, alagamentos de residências, deslizamento de terra e proliferação do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue).
 A prefeitura executou limpeza em 41 canais na sede e outros 21 na costa do município. Os trabalhos que são efetuados incluem o desassoreamento (limpeza e remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo de rios e córregos), retirando o lixo depositado irregularmente. A ação de limpeza ainda conta com operações de capinação, destocamento (limpeza de solo através da retirada dos tocos ou restos de árvores), escavação e remoção de resíduos.
Comprometida com ações preventivas, a gestão também já realizou serviços de drenagem em 52 trechos da sede e em 24 pontos da costa. Os trabalhos envolvem limpeza de rios e córregos (macrodrenagem); manutenção preventiva da rede de microdrenagem, especialmente a limpeza de bueiros do sistema de águas pluviais; limpeza de encostas, drenagem superficial de águas lançadas nas encostas, manutenção e recuperação da pavimentação asfáltica, limpeza de fossa, dentre outros. As ações são realizadas por profissionais da equipe técnica da secretária, com suporte de maquinário adequado.
Os trabalhos não param e a gestão realiza outras atividades de contenção e estabilização de encosta. Na sede, as obras foram finalizadas nas seguintes localidades: Camaçari de Dentro, Avenida Doutor Manoel Mercês (antiga Radial B), e nas Glebas A e E. As intervenções seguem em andamento no Morro da Manteiga, Nova Vitória, Bairro dos 46 e no Dois de Julho. Na costa, as obras de contenção foram finalizadas na Rua Manoel Leal, em Barra do Jacuípe e na Travessa Cascalheira, em Monte Gordo. E os trabalhos seguem nas ruas Simara Ellery e Mal. Teodoro, ambas em Catu de Abrantes, e ruas da Lavra e Alto da Liberdade, a duas situadas em Monte Gordo.
Reestruturar os canais da cidade é uma meta do atual governo, que busca apoio para evitar mais transtornos à população. Mesmo com as ações que ocorrem frequentemente no município, é fundamental contar com a colaboração da comunidade, que deve descartar lixo e entulho nos locais e horários corretos, uma vez que o descarte irregular se agrava, principalmente em períodos de chuva.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga