» »Unlabelled » Camaçari ganha novos equipamentos de saúde

Para reforçar o atendimento no sistema de saúde pública do município, novos equipamentos foram entregues à população, na manhã desta sexta-feira (14/8). Entre eles, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps i), que ganhou novo endereço e passa a funcionar no Parque Verde I; o Distrito de Sanitário de Saúde, localizado no Inocoop; e a Unidade de Saúde da Família (USF), no Parque Florestal. 

O espaço oferece um projeto terapêutico singular, com atendimento diferenciado para cada usuário, a partir das suas necessidades. De acordo com Márcia Cosme, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria da Saúde (Sesau), o centro acolherá 700 pacientes ativos no município, entre crianças e adolescentes, com transtornos mentais. “Nesta unidade serão aplicados todos os cuidados necessários para crianças e adolescentes que são atendidas no Caps. Oferecemos acolhimento, atendimento individual e coletivo, visita domiciliar, atendimento psiquiátrico e de serviço social, serviço de psicoterapia, musicoterapia e ainda psicologia de família”, falou acrescentando que “é um atendimento multiprofissional para garantir um serviço de qualidade para os usuários e familiares”.
O Distrito Sanitário de Saúde também ganhou um espaço qualificado para dar celeridade às demandas da sede, a fim de aproximar o serviço da população conforme as particularidades da região. Este equipamento completa a constituição de três distritos, os outros dois estão implantados em Vila de Abrantes e Monte Gordo. 

A diretora do distrito da sede, Lidiane Santos, explicou a proposta do governo. “A iniciativa da gestão é de descentralizar as ações administrativas de acordo com extensão do município e pelo número de unidades de saúde. Com isso, o prefeito Elinaldo Araújo ampliou os três distritos que ficam responsáveis pela organização dos processos de trabalho, controle de recursos humanos, organização, administração e supervisão das unidades pertencentes ao seu território”, esclareceu.

Com as requalificações, duas equipes completas auxiliarão os trabalhos ofertados pela USF, no Parque Florestal.  Para o secretário da Saúde, Luiz Duplat, a manhã desta sexta-feira foi especial. “A população ganha três unidades com instalações totalmente adaptadas e favoráveis para o andamento das atividades técnicas e assistências médicas aos usuários e familiares”, sinalizou.

Presente e acompanhando as entregas, o prefeito Elinaldo Araújo parabenizou a todos os envolvidos e em especial aos profissionais da saúde. “Se não fosse o empenho de cada um de vocês não teríamos conseguido essa evolução. Ainda é preciso melhorar, pois com a saúde temos sempre que buscar o melhor, mas com união e muito trabalho iremos vencer”, concluiu ao acrescentar que está feliz e consciente do esforço e do empenho de todos. 

Moradora do Parque Florestal, Rita de Cássia Mendes Guimarães, estava atenta aos movimentos da nova USF do bairro e fez questão que agradecer e parabenizar ao gestor. “Essa reforma é muito bem-vinda. A equipe que trabalha aqui é excelente e realmente só estava precisando a reforma. Eu que sou acompanhada nesta unidade agradeço muito ao prefeito”, concluiu.

A prefeitura acrescenta que além do Caps i, Camaçari possui mais três Centros de Atenção Psicossocial. São eles: o Caps AD (álcool e outras drogas), localizado no Inocoop; o Caps III, no Phoc I; e Caps Orla, localizado em Vila de Abrantes.

Fotos: Tiago Canuto

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga