» » Testagem rápida continua nas unidades de saúde

Uma das medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 tem sido a testagem rápida como método de investigação sobre o avanço da doença no município, possibilitando o planejamento de ações de combate. A Secretaria da Saúde (Sesau) informa que o exame está acontecendo em todas as unidades de saúde em funcionamento nos Distritos Sanitários da Sede, Monte Gordo e Abrantes.

Para realizar o teste rápido é necessário que o usuário compareça ao posto munido de documentos de identificação, cartão do SUS municipal e atenda alguns pré-requisitos para que de fato tenha eficácia no resultado. Os critérios adotados por Camaçari são os mesmo adotados pelo Ministério da Saúde: população acima de 60 anos; gestantes; população economicamente ativa, dos 14 aos 59 anos, apresentando sintomas; e pessoas sintomáticas com doenças pré-existentes como a hipertensão e a diabetes;

Entre os pré-requisitos está o número de dias com sintomas, conforme explica o secretário da Saúde Luiz Duplat. “A própria bula do teste rápido pede que o paciente tenha um determinado número de dias que começou a apresentar os sintomas. Isso porque é necessário que o corpo produza anticorpos para combater o vírus e assim possam ser identificados no teste rápido. Se esse critério não for obedecido o teste vai dar um falso resultado”.

O gestor da Sesau explica ainda que caso o paciente vá a alguma unidade de saúde e não esteja dentro do período correto, ele já sai com o dia para realização do teste agendado. Duplat reforçou ainda que todas as unidades possuem o teste rápido, assim como nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que também conta o exame RT-PCR, que é ideal para ser feito entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas. Já o teste rápido o ideal é que seja após o oitavo dia. 

Ao chegar na unidade de saúde o usuário passará por uma triagem com o médico para definir a realização do teste rápido ou o agendamento. “Importante informar que nas UPAS e PAs a testagem rápida é apenas para pacientes em estado grave, que precisarão ser internados. Os demais usuários devem se dirigir às unidades de saúde”, concluiu Luiz Duplat.   

Agência de Notícias 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga