» » USP confirma tremor de terra em São Félix após moradores de Cachoeira relatarem susto

Fenômeno teve magnitude de 1.6 mR e foi registrado às 18h51 em duas estações sismográficas.
(Foto: Camila Souza/GOVBA)
O tremor de terra relatado por moradores de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, aconteceu na cidade irmã, São Félix. A informação foi confirmada pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O fenômeno, que aconteceu na quarta-feira (19), teve magnitude de 1.6 mR e foi registrado às 18h51 em duas estações sismográficas da RSBR.
Conforme o Centro, tremores pequenos deste tipo são relativamente comuns no Brasil e geralmente não trazem perigo para a população. A causa e a natureza desses pequenos abalos ainda não são claras, mas podem ser causadas por pressões geológicas naturais presentes na crosta terrestre.
Após ser acionada pela prefeitura de Cachoeira, a Defesa Civil do Estado da Bahia entrou em contato com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e com a Defesa Civil Nacional, mas foi informada que nenhum abalo de magnitude alta foi detectado.
Por causa do susto, moradores chegaram a acreditar que poderia ter alguma relação com a barragem Pedra do Cavalo. Contudo, a Votorantim, que administra a barragem, informou que os tremores não têm relação com o equipamento e que as operações estão dentro da normalidade. As informações são da TV Bahia.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga