» » Sesau presta contas do 2º Quadrimestre de 2020 em audiência pública

Pautada por uma gestão transparente e pelo princípio da publicidade na administração pública, a Secretaria da Saúde (Sesau) realizou na manhã desta quinta-feira (24/9), a Prestação de Contas do 2º Quadrimestre de 2020, durante audiência pública, no plenário da Câmara de Vereadores de Camaçari.

As explanações ficaram a cargo do secretário da pasta, Luiz Duplat, que, acompanhado por diretores, coordenadores e outros servidores, mostrou o que foi realizado entre maio e agosto, um período quando o mundo foi acometido pela pandemia da Covid-19 e ações que não constavam no planejamento inicial precisaram ser implementadas. “Mesmo com a pandemia, mantivemos os serviços da atenção básica e especializada em operação. Além disso, realizamos importantes intervenções de caráter estrutural”, comentou.

 

Dentre as obras de infraestrutura promovidas no período, estão a requalificação da Unidade de Saúde da família (USF) do Parque Florestal e das diretorias de Atenção Básica e de Regulação, e a reforma de unidades da Atenção Especializada, como o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, o Centro de Referência de Especialidades em Saúde, o Centro de Oncologia de Camaçari, o Pronto Atendimento de Monte Gordo, entre outros.

 

O secretário Duplat também trouxe dados referentes aos serviços prestados, desde as especialidades encontradas em Camaçari pelo Sistema Único de Saúde (SUS), passando pela assistência farmacêutica, até serviços de vigilância em saúde que permitem, entre outras coisas, que os usuários solicitem a castração de cães e gatos via internet.

 

A audiência pública foi mediada pelo presidente da Comissão de Saúde da Casa Legislativa, o vereador Pr. Neilton. Após a apresentação dos relatórios da Sesau, houve espaço para esclarecimento de dúvidas por parte da plateia, bem como para contribuições e questionamentos por parte dos demais legisladores.

 

Também houve espaço para análise de dados epidemiológicos da Covid-19 em Camaçari, no estado, no país e no mundo, com indicadores que mostram êxito das ações de combate e prevenção protagonizadas pelo município. Gráficos também ilustraram o uso dos recursos públicos, mostrando como a verba disponibilizada para a Saúde (com as origens devidamente sinalizadas) foi direcionada para as ações e intervenções do período.

 

Ao final da apresentação, Francisvaldo Pinheiro, morador do Parque Verde, questionou o secretário sobre a existência de pretensões de que seja instalada, na Gleba E, uma Unidade de Pronto Atendimento. Duplat explicou que “Camaçari não necessita de UPA, pois o quantitativo de serviços de urgência e emergência é suficiente para atender a demanda e os números mostram isso”. O secretário acrescentou que seria mais assertivo pedir por mais Unidades de Saúde da Família e por academias de saúde, pelo caráter preventivo que possuem.

  

A íntegra da apresentação está disponível no Facebook e Youtube da TV Câmara, acessível para a população.


Agência de Notícias - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga