» » Cemitérios seguirão protocolos para o Dia de Finados

Cemitérios pedem que número de visitas e pessoas nos cortejos funerários seja menor para prevenir a Covid.

Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

O dia de maior movimentação nos cemitérios de Salvador é no feriado do dia 2 de novembro. Todos os anos, esses locais, sejam públicos ou privados, têm programação especial para que familiares dos mortos possam prestar suas homenagens. Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, no Dia de Finados, muitos cemitérios do Brasil estarão fechados para evitar aglomerações.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) informou que os cemitérios municipais não terão programação especial para o Dia de Finados. “A pasta segue rigorosamente os protocolos dos órgãos de saúde referentes aos cuidados e proteção a covid-19 em todas as unidades, que funcionam diariamente das 8 horas da manhã até o último horário de sepultamento agendado”, disse.

O órgão faz, ainda, recomendações de medidas preventivas para combate a proliferação da doença nos cemitérios municipais: “A Semop recomenda que em casos de sepultamentos de óbitos que não sejam por covid-19, a família limite o número de até 10 pessoas durante a cerimônia, excluindo familiares e amigos acima de 60 anos e abaixo de 12, além de pessoas com problemas respiratórios em qualquer idade”, declarou.

Os funcionários dos cemitérios sinalizam ao público presente a necessidade do uso de máscaras e a manutenção do distanciamento social. “A outra medida é que o caixão deverá permanecer fechado durante todo o velório, que é realizado com uma duração máxima de 10 minutos. Em casos em que a causa da morte for covid, não há velório e a urna funerária é levada diretamente para a sepultura”.

Durante a quarentena, segundo a prefeitura, os cemitérios permanecem abertos ao público somente durante os horários dos agendamentos e sepultamentos – das 8h às 16h, ou o até o último funeral. Vale lembrar que as unidades ficam nos bairros de Brotas, Itapuã, Pirajá, Plataforma, Periperi, Paripe e quatro deles localizados nas ilhas de Bom Jesus, Maré, Paramana e Ponta de Nossa Senhora.

Já a programação para o cemitério Bosque da Paz, terá uma missa às 9h com Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha e transmissão ao vivo pelo Instagram. Haverá, ainda, distribuição de 500 rosas, Violinista tocando no campo o dia todo. “Serão dois espaços, um acontecerá a missa com o Bispo Dom Marco Eugênio e na sala de cerimônia de cremação a transmissão ao vivo, ambos os espaços respeitando o distanciamento”, disse em nota.

Já o cemitério Campo Santo irá transmitir uma missa online às 9h, através do YouTube e Instagram para evitar aglomeração. A cerimônia será celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha e pelo padre Lázaro Muniz, capelão do cemitério. Após a celebração, haverá também a transmissão online de uma oração inter-religiosa, às 11h, com a participação de líderes de diferentes religiões.

Além das celebrações que serão transmitidas online, o Campo Santo terá outras quatro missas durante o Dia de Finados, às 7h, 13h, 14h30 e 16h, respeitando o limite de ocupação de 30% da capacidade máxima do salão de celebração.

Vale lembrar que em anos anteriores, o cemitério recebeu um público estimado em mais de 30 mil pessoas durante a semana que antecedeu o Dia de Finados. Este ano, o gerente do Cemitério Campo Santo, Roberto Taboada, orienta que as pessoas sigam as recomendações dos decretos municipais e optem por acompanhar as transmissões online para evitar aglomerações.

“Desde o início da pandemia o Campo Santo adotou um protocolo interno de combate à disseminação da Covid-19 para a realização de sepultamentos e cremações, o que inclui a redução do número de pessoas nos cortejos funerários. Também é recomendado que idosos, crianças e mulheres grávidas não frequentem o cemitério durante esse período”, pontuou.

Tribuna da Bahia

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga