» » » Denice perde para Bruno Reis liderança em ranking de popularidade online

Levantamento feito pela Quaest para a Folha de S.Paulo mostra ainda o candidato Cezar Leite no top 3 do Índice de Popularidade Digital.

Foto: Band Bahia

A candidata do PT à prefeitura de Salvador, major Denice Santiago, perdeu a liderança do ranking de popularidade digital da Folha de S.Paulo. Desenvolvido pela consultoria Quaest, o Índice de Popularidade Digital (IPD) avalia o desempenho dos candidatos no Facebook, no Instagram, no Twitter, YouTube, Wikipedia e Google.

A policial militar liderou até o final de outubro, mas ficou quatro pontos atrás de Bruno Reis (DEM), que assumiu a liderança na última semana da campanha. O atual vice-prefeito é também o primeiro nas intenções de voto, segundo o Ibope. O candidato do PRTB, Cezar Leite, é o terceiro em popularidade nas plataformas de redes sociais.

São monitoradas dimensões como fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagens), mobilização (compartilhamento), valência (reações positivas ou negativas), presença (número de redes sociais ativas) e interesse (volume de buscas em plataformas como Google, YouTube e Wikipedia). Na metodologia adotada, um modelo estatístico pondera e calcula a importância de cada dimensão. Os candidatos analisados são posicionados em escala de 0 a 100, no qual 0 representa nenhuma popularidade e 100, o máximo.

Os valores são uma média móvel de cinco dias, recurso estatístico que atenua números isolados que fujam do padrão. O indicador é calculado a partir da soma do resultado de cinco dias seguidos dividido por cinco.Bahia.ba


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga