» » Sesau atende 1.060 pacientes com HIV e chama atenção para o Dezembro Vermelho

Entre as campanhas desenvolvidas no próximo mês está o Dezembro Vermelho, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se prevenir contra o vírus HIV. O dia 1º de dezembro é o dia mundial de resposta à epidemia de HIV/Aids. De acordo com o Centro de Especialidades em Saúde (Cres), em Camaçari 1.060 pacientes são acompanhados mensalmente pela equipe da unidade.

De acordo com Carla Bressy, coordenadora do Cres, 98% desses pacientes contraíram HIV por não usarem o preservativo em relações sexuais. Segundo levantamento do centro, em 2019 surgiram 110 novos casos de HIV em Camaçari. Este ano, até o mês de outubro, foram registrados 90 novos casos. “Todos os anos temos em média 10 a 120 novos casos na cidade. Isso pode e deve diminuir. Mas, para tanto é preciso que as pessoas se conscientizem da importância de usar a camisinha”, destaca Bressy.

A epidemia do HIV já existe há mais de 30 anos e de lá para cá muitas mudanças e avanços no tratamento puderam garantir a manutenção da saúde e a qualidade de vida das pessoas que vivem com o vírus. “Infelizmente ainda temos muitas pessoas que brincam com coisa séria. O uso do preservativo é a maneira mais eficaz de se prevenir contra o vírus do HIV. E em todas as unidades de saúde do município temos distribuição gratuita”, afirma Luiz Duplat, secretário da Saúde.


No C
res, que fica localizado na Rua Oito de Dezembro, no bairro Dois de Julho, ao lado da Vigilância à Saúde, são disponibilizados diariamente testes rápidos para detecção do HIV, sífilis, hepatite B e C. “Além dos testes rápidos, também realizamos o tratamento de todos os pacientes infectados com a distribuição dos medicamentos e acompanhamento com médico infectologista, psicóloga, assistente social, nutróloga e enfermagem. Também realizamos a distribuição de preservativos”, explica Carla Bressy.

No que se refere à prevenção, atualmente a melhor estratégia para a mudança dessa situação é a Prevenção Combinada que faz uso simultâneo de diferentes abordagens e ações voltadas à redução do risco de exposição. As intervenções contribuem para o aumento da informação e da percepção do risco de exposição ao HIV, mediante incentivos à mudanças de comportamento da pessoa e da comunidade em que ela está inserida.

Apesar dos avanços no tratamento medicamentoso e na prevenção, o maior desafio é superar a discriminação sofrida pelas pessoas que vivem com HIV. Essas pessoas têm seus laços rompidos, sofrem exclusão no mercado de trabalho e principalmente barreiras no acesso aos serviços de saúde, impactando negativamente suas condições de vida e consequentemente seus direitos ao exercício da cidadania.

Dia 1º de Dezembro é um marco para sensibilizar a todos para a importância da prevenção e respeito aos direitos das pessoas que vivem com HIV/aids.


Agência de Notícias - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga