» » » Cerca de 70 agricultores receberão certificação de produção orgânica

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), promove cerimônia de entrega dos certificados para produtores orgânicos do município. O ato simbólico acontecerá na pousada Sitio da Lagoa, em Coqueiros de Monte Gordo, às 8h30, do dia 9 de dezembro. Em virtude das medidas preventivas de enfrentamento ao coronavírus, o acesso ao local será limitado e destinado às pessoas autorizadas.

De acordo com a Sedap, os agricultores de Camaçari passaram por todas as etapas do processo de Certificação Participativa de Produtos Orgânicos, estão aptos e receberão o certificado pela Rede de Agroecologia Povos da Mata. Trata-se de um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC), que recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o direito de certificar grupos de agricultores em todo o território brasileiro.

Em Camaçari, os agricultores irão compor o Núcleo Raízes do Sertão. Ao todo, serão 29 unidades produtivas beneficiadas, totalizando cerca de 70 produtores certificados. Vale acrescentar, que este projeto de Certificação Participativa de Produtos Orgânicos aconteceu devido a um acordo de cooperação que existe entre a Prefeitura de Camaçari, por meio da Sedap, e Fundação Alphaville.

O primeiro grupo de produtores certificados com o selo orgânico está apto a vender as frutas, verduras e hortaliças como orgânicos, ou seja, alimento produzido sem o uso de agrotóxicos, respeitando o meio ambiente e o ser humano. Além disso, a comercialização dos produtos poderá ser feita para programas federais, municipais, supermercados e hotéis.

Agência de Notícias - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga