» » Cerimônia homenageia gestores das escolas bem avaliadas pelo IDEB

 Foi realizada nesta quinta-feira (17/12), uma cerimônia em homenagem aos 20 diretores escolares das unidades de ensino de Camaçari que alcançaram boas notas através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), referente a avaliação do ano de 2019. A celebração simbólica teve como proposta, valorizar o trabalho desempenhado pelos profissionais da educação nas escolas que fazem parte da rede pública municipal de ensino. O evento aconteceu na sala de reuniões da prefeitura e contou com a participação do prefeito Elinaldo Araújo e da secretária da Educação, Neurilene Martins.

Na ocasião, os diretores de cada unidade escolar receberam um certificado como uma forma de registrar a conquista. Os educadores ainda participaram de alguns sorteios, com direito a premiações, como foi o caso das escolas Zumbi dos Palmares e Amélia Rodrigues que foram contempladas com uma viagem cultural e formativa para conhecer as experiências do Google For Education, em São Paulo. Cada unidade escolar contemplada poderá levar para o passeio cinco profissionais da instituição de ensino. Além desta gratificação, um computador para uso pessoal do gestor ou gestora da rede educacional também foi sorteado durante o evento. 

“Quero agradecer e parabenizar a todos pelo trabalho que é realizado nas escolas. É muito gratificante poder observar esse resultado de 2019. E enquanto prefeito, estou sempre buscando encontrar mecanismos e ferramentas para melhorar a oferta da educação na nossa cidade. Agora, precisamos continuar trabalhando de maneira coletiva para conquistar notas ainda maiores e melhores no ano de 2022”, discursou o chefe do Executivo. O gestor ainda relembrou de todos os esforços realizados pela gestão durante a pandemia do novo coronavírus com a entrega do vale merenda para os alunos, fardamento completo, kit chuva, as atividades impressas e as aulas remotas por meio do programa Mais e Melhor Educação: em Casa.

Entusiasmada com os resultados, a titular da Educação, Neurilene Martins, afirmou que a cerimônia é um momento oportuno para troca de experiências, conhecimentos e estratégias usadas pelos gestores nas escolas em que atuam. “Que todos possam se considerar neste momento, gestores inspiradores, ou seja, aqueles inspiradores que tiveram os melhores resultados nesta edição do IDEB. Destacamos o dia de hoje para reunir e homenagear todos educadores que se dedicam tanto para alcançar esses números”.

As 20 unidades escolares que conquistaram boas notas dos anos iniciais são: Escola Municipal Manoel Mercês (6.1); Escola Municipal Fazenda Cajazeiras (6.1); Escola Municipal Joana Angélica (6); Escola Municipal Padre Paulo Maria Tonucci (5.8); Escola Experimental Professora Maria Tavares Cardoso (5.8); Escola Municipal Zumbi dos Palmares (5.8); Centro Educacional Monteiro Lobato (5.7); Escola Municipal Santa Maria (5.7); Escola Municipal Professora Maria José de Matos (5.7) e Centro Educacional Reitor Edgar Santos (5.6).

 

Anos finais: escolas municipais Catu de Abrantes (4.9); Virgínia Reis Tude (4.9); Professor Luís Rogério de Souza (4.9); Denise Tavares (4.8); Anísio Teixeira (4.7); Parque Verde (4.7); Cleusa Maria de Carvalho Moreira (4.5); Professora Laurita Souza Ribeiro (4.5); Professora Lídia Coelho Pinto (4.7) e Amélia Rodrigues (4.3). De maneira geral, Camaçari atingiu a pontuação nos anos iniciais de 5.1, sendo que a meta é 4.8 e nos anos finais 4.2 e a meta é 4.3.

 

Para a diretora da Escola Municipal Catu de Abrantes, Karen Samano, a certificação representa “o reconhecimento de todo um trabalho bem estruturado e intencional. de qualificarmos e potencializarmos a educação. Além desse reconhecimento, também é importante agradecer o trabalho em equipe, que foi bem evidente e tenho certeza que sem o braço, os olhos ou abraço de cada um, eu sei que a gente não chegaria aqui”, comentou. Na oportunidade, a gestora fez uma apresentação das principais atividades e projetos realizados na unidade escolar, com a abordagem de temas pertinentes, a exemplo da preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

 

A diretora do Joana Angélica, Hildete Pitanga, também compartilhou com os demais colegas e público presente, as experiências das propostas pedagógicas adotadas na escola. Após receber a certificação, a gestora comentou que “para nós da escola é uma felicidade muito grande e enquanto gestora estou aqui representando toda comunidade escolar, toda a função da escola Joana Angélica, todos os nossos estudantes e professores. Para nós é uma felicidade gigantesca saber que estamos fazendo tudo certo”, declarou.

 

Outras conquistas – O prefeito Elinaldo ainda recebeu durante o evento, o Prêmio Parceria pela Valorização da Educação 2020 pelo Instituto Votorantim, que reconhece Camaçari um município engajado na manutenção da aprendizagem dos alunos. Uma outra placa também foi entregue ao gestor, Prêmio de Destaque Aprova Brasil concedido pela Editora Moderna.

 

Foto: Tiago Pacheco

 Agência de Notícias - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga