» » » ISSM é o 1º RPPS da Bahia a receber certificado Pró-Gestão

O Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) teve mais um grande reconhecimento por suas boas práticas de gestão previdenciária. Trata-se do Certificado Pró-Gestão RPPS, recebido na última sexta-feira (11), após ser avaliado pela Certificadora Instituto Qualidade Brasil, entidade credenciada junto à Secretaria de Previdência. 

A Certificadora realizou uma minuciosa auditoria nos dias 3 e 4 de dezembro, na sede do Instituto, e constatou o cumprimento de 67 ações de Governança, Controle Interno e Educação Previdenciária, conferindo ao ISSM a certificação no Nível II. Com o resultado, o Instituto passa a ser o primeiro RPPS na Bahia a receber a Certificação e se torna um dos 25 RPPS, dentre os mais de 2 mil existentes no Brasil, a ter o selo de qualidade. 

 

“A Certificação Pró-Gestão garante que as boas práticas de gestão adotadas no Instituto sejam mantidas mesmo que venha a ocorrer qualquer mudança na Direção ou no quadro de pessoal do Instituto, fortalecendo ainda mais a transparência e a profissionalização na gestão do ISSM”, ressalta o superintendente Pedro Guimarães. 


O Pró-Gestão é um Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da Secretaria de Previdência e tem por objetivo incentivar os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. 


“Nós enviamos 594 documentos para avaliação e tivemos dois dias intensos de entrevistas, onde foram ouvidos diversos servidores, além da Diretoria Executiva”, conta a chefe de gabinete Ana Clara Almeida, uma das responsáveis pelo condução do projeto. “Fomos bastante elogiados no Planejamento Estratégico Participativo, na Pesquisa de Clima e no fortalecimento do Controle Interno e também foram dadas algumas recomendações de ações para continuarmos no caminho de implantação das boas práticas de Gestão”, pontua.

 

A certificação foi o resultado de um trabalho que iniciou há pouco mais de um ano, quando o Instituto aderiu ao Programa, em setembro do ano passado. Desde então, foram adotadas diversas práticas de Governança, Controle Interno e Educação Previdenciária para atingir os padrões exigidos pelo Programa. 

 

O Certificado tem validade de três anos e durante esse período o ISSM passará por avaliações periódicas, com o intuito de assegurar a manutenção do cumprimento das ações correspondentes ao nível em que foi certificado, evitando retrocessos em sua gestão e dificuldades na posterior renovação da Certificação.


Texto: Rita Martins

Foto: Valmir Santos

 

Atenciosamente,

Rita Martins
Comunicação/Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM)
(71) 3621-6944

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga