» » » Camaçari celebra padroeiro São Thomaz de Cantuária com missa e carreata

Desde o alvorecer desta quinta-feira (07), Camaçari celebra o padroeiro da Diocese e da cidade, o inglês São Thomaz de Cantuária. Os festejos começaram às 5h da manhã com a alvorada, e às 6h deu início o ofício de São Thomaz. As missas com duração de uma hora se estenderam por toda a manhã, a primeira começando às 7h, e a sexta começando às 12h. Às 15h começou a sétima e última missa do dia, esta ministrada pelo bispo da Diocese, Dom Carlos Petrini. 

A igreja matriz, localizada no Centro da cidade, estava com número limitado como medida de proteção contra o novo coronavírus. O tema da festa deste ano foi "Nos 10 anos da Diocese de Camaçari: com São Thomaz somos igreja viva".  

O Padre Luis Carrescia, da paróquia de São Bento de Monte Gordo, estava presente na comitiva que acompanhou Dom Petrini na missa. Ele contou que “o dia da morte de São Thomaz na verdade é 29 de dezembro, mas como fica muito perto das festas de Natal é impossível fazer uma grande preparação, então começamos uma preparação no dia 29 de dezembro todos os dias, até chegar a festa no dia 07 de janeiro”.  

Além dos fieis, estiveram presentes no evento diferentes autoridades civis, políticas, militares e religiosas, valorizando este momento de comunhão e esperança.

O presidente da Câmara Municipal de Camaçari, o vereador Júnior Borges (DEM), ressaltou a importância da manifestação católica para a cidade. “É uma honra participar dos festejos do povo católico e a festa de São Thomaz é uma manifestação cultural na nossa cidade e nós temos o dever de prestigiar este evento”, disse.

O vereador Tagner (PT) também compareceu ao evento junto com outras lideranças partidárias e informou que “todo ano venho participar da missa e procissão a São Thomaz, mas esta é a primeira vez que venho como vereador, e neste momento o que peço a ele é que tenhamos uma vacina contra o coronavírus logo para a população.

O vereador Drº Samuka (Cidadania) foi outro que compareceu à missa das 15h, e ressaltou que "a igreja exerce uma grande função social, e é importante estarmos lembrando destes homens e objetos de fé que orientam boa parte da população do nosso país".  

A última missa do dia acabou  às 17h, seguida de uma carreata pela cidade ao invés da tradicional procissão, como forma de proteger os fieis contra o novo coronavírus.

Fotos: Ísis Fontes

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga