» » Prefeito participa de missa solene em homenagem a São Thomaz de Cantuária

                    
Celebrando São Thomaz de Cantuária, o prefeito Elinaldo Araújo, acompanhado da primeira-dama, Ivana Paula, do vice-prefeito José Tude, secretários e vereadores municipais, participou na tarde desta quinta-feira (7/1), da Santa Missa em homenagem ao Padroeiro de Camaçari. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini, que em sua homilia falou sobre a importância de cada cidadão fortalecer a relação com Deus e dar o seu melhor em favor do bem comum e amar o seu semelhante.

Em suas orações, D. Petrini pediu a Deus que bênçãos alcancem todas as autoridades municipais, para que governem com sabedoria e em prol de todos, principalmente, aqueles que mais precisam. “O caminho do bem comum e da paz se decide em cada pessoa e por isso é tão importante se manter ligado a Deus”, ressaltou o bispo diocesano.                                                            

                  

 Mesmo com restrições de público ao longo de todo o dia 7 de janeiro, data em que é festejado o santo, a Catedral São Thomaz de Cantuária se manteve movimentada. Respeitando o distanciamento, uso do álcool e medição da temperatura, os devotos puderam celebrar em diferentes momentos, já que, para contemplar um maior número de fiéis, a paróquia realizou sete celebrações eucarísticas, a primeira às 7h e a última, às 15h, a qual o prefeito e equipe participaram e expressaram o sentimento de esperança por dias melhores.

Este ano, em que se completa 850 anos de martírio do santo, os festejos tiveram como tema “Nos 10 anos da Diocese de Camaçari: com São Thomaz, somos Igreja viva!”. A programação teve início no dia 29 de dezembro, com uma novena, concluída nesta quarta-feira (6/1), que foi realizada na Catedral, com celebrações ministradas por padres convidados a cada noite, adoração e participação dos fiéis.

Para finalizar, no lugar da tradicional procissão, seguida de missa campal, as pessoas puderam manifestar publicamente a sua fé durante uma carreata, que saiu pelas pelas ruas da cidade, com ponto de partida e chegada na Praça Desembargador Montenegro. Em seu trajeto, os condutores passaram por diversos bairros da cidade, próximos de várias paróquias que compõem a Forania de São Thomaz de Cantuária.

Durante os festejos também houve espaço para a solidariedade, por isso a carreata contou com um Drive-Thru Solidário, ocasião em que os cidadãos puderam passar de carro e deixar alimentos que serão encaminhados para famílias carentes do município. Toda a programação pôde ser acompanhada através do canal da Paróquia Catedral São Thomaz de Cantuária no Youtube, quem perdeu algum dia de festejo, pode acessar a página através deste link.

O Dia de São Thomaz de Cantuária é feriado municipal e as comemorações em homenagem ao padroeiro de Camaçari contam com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Governo (Segov).

DIOCESE

 A Diocese de Camaçari foi criada em 15 de dezembro de 2010, pelo Papa Bento XVI, desmembrada da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Possui um território de 2.382 quilômetros quadrados e uma população de 719.902 habitantes, dos quais, 481 mil são católicos, distribuídos entre os municípios de Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova.

A solenidade de instalação da diocese e posse de seu primeiro bispo, Dom João Carlos Petrini, foi realizada no dia 19 de fevereiro de 2011 e foi dividida em dois momentos: o primeiro, na Catedral São Thomaz de Cantuária, com a cerimônia de posse do primeiro bispo e, em seguida, no Estádio Armando Oliveira, com a presença do Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, além de cardeais e bispos de todo Brasil.

O padroeiro da Diocese de Camaçari é São Thomaz de Cantuária, e a catedral fica localizada na Praça Desembargador Montenegro, no Centro da cidade.

 



«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga