» » Prefeitura investe em obras estruturantes no município

Diversas melhorias efetivas foram realizadas desde 2017, no município. E a fim de continuar ofertando à população avanços significativos, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) segue compromissada em investir na elaboração de projetos e execução de obras estruturantes que impulsionem o crescimento ordenado da cidade. São construções que vão desde reformas ou manutenções até estruturas novas, como é o caso das intervenções que acontecem na duplicação do Viaduto do Trabalhador, no Viaduto da Cascalheira e no Horto Florestal.

A obra de duplicação do Viaduto do Trabalhador representa um dos maiores avanços de mobilidade urbana da cidade. Com o progresso das obras e o ritmo acelerado dos trabalhos, a população já tem acesso a alça 1 e aos quatro ramos previstos no projeto, que são as vias que ligam: a Via Parafuso (BA-535) ao Hospital Geral de Camaçari (HGC); o HGC ao Polo Industrial; o Polo ao Centro; e o Centro à Via Parafuso. Além de impulsionar o desenvolvimento da cidade, a nova configuração do viaduto irá permitir a fluência do trânsito na região e conferir um visual moderno em um dos principais acessos ao município, solucionando, em definitivo, os transtornos como engarrafamentos e alagamentos.

A Seinfra também segue com execução de obras de reestruturação no Viaduto da Cascalheira, uma das principais ligações entre a sede e a costa do município. O Trevo da Cascalheira, que liga a Estrada da Cascalheira (BA-531) e a Via Parafuso (BA-535), recebe obras de melhoramentos da interseção das rodovias.

Com proposta de oferecer à população um lugar melhor de se viver, a administração pública executa as obras de requalificação do novo Horto Florestal. O equipamento foi planejado para ser um dos principais pontos de encontro, diversão e entretenimento das famílias que residem em Camaçari. Trata-se de uma área urbanizada em contato pleno com a natureza que está sendo transformada em um verdadeiro parque ecológico, com 11 lugares para visitação em seus 40 mil m², e um investimento superior a R$ 7,5 milhões, verba proveniente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Planejado para incentivar e fomentar a prática de atividades físicas entre crianças e adolescentes do município, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizado em Arembepe, na costa do município, segue em fase de conclusão, com aproximadamente 85% dos serviços executados. O espaço é um novo e moderno complexo esportivo que irá promover a iniciação esportiva e o esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas, principalmente dos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O governo municipal também deu o pontapé inicial para a revitalização e requalificação do Centro Histórico de Camaçari. A intervenção inclui a recuperação de quatro imóveis antigos: o cineteatro, o antigo Arquivo Público Municipal, a estrutura física do antigo terminal de transbordo da linha férrea, esses três já com obras em andamento, e o camelódromo, que faz parte de uma outra etapa do projeto. Trata-se de uma obra estruturante que vai modificar o dia a dia da cidade e irá promover uma transformação profunda no Centro, valorizando prédios que são significativos para a população camaçariense.


Considerado um dos maiores projetos de integração urbanística, lazer e de infraestrutura turística da costa de Camaçari, as obras de requalificação da Praça do Papagaio e de todo o entorno da Lagoa de Jauá tiveram início e seguem em ritmo acelerado. Com uma área de intervenção de aproximadamente 13.840 m², serão investidos R$ 10 milhões para a execução dos serviços, que também engloba a construção de equipamentos esportivos, ações de acessibilidade, pavimentação e requalificação de 42 ruas.

Ainda entre as ações de grande relevância que são realizadas em Camaçari está a requalificação da Praça de Eventos e Campo Tudão, localizada em Vila de Abrantes. A intervenção, que ocorre em um terreno superior a 16 mil m², prevê a instalação de parque infantil; quatro quiosques geminados e dois abertos; quadra poliesportiva e a academia ao ar livre; pista de cooper e campo de futebol com grama natural, e com sistema de drenagem e irrigação, além de arquibancada coberta e vestiário; além de área de lazer com palco para eventos, fonte luminosa, áreas de convivência com bancos, canteiros verdes com paisagismo, pavimentação em bloco de concreto intertravado, rampa de acessibilidade, piso tátil, bem como área de estacionamento para ônibus executivo e estacionamento público com nove vagas. Tudo planejado para ofertar um espaço público amplo, que permita um grande número de atividades simultâneas e garanta a socialização das famílias.

Durante os quatro anos de gestão, a administração pensando na mobilidade e acessibilidade da população, requalificou importantes vias, a exemplo da Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães (antiga Comercial) e a Avenida Industrial Urbana, localizada no bairro Ponto Certo, e promoveram mais beleza à cidade, desenvolvimento urbano, valorização dos imóveis, além de segurança e usabilidade para condutores e pedestres.

Com o atual cenário de enfrentamento à Covid-19, diversas estratégias foram adotadas pela administração para evitar a transmissão da doença: as intervenções ocorrem ao ar livre, os funcionários fazem uso de máscaras, mantém o distanciamento, sem confinamento ou proximidade entre os profissionais e trabalham com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Tudo para que os colaboradores tenham segurança e as obras sigam com o cronograma previsto e garantam o desenvolvimento do município.


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga