» » » Seduc planeja Matrícula On-line 2021

Uma reunião estratégica para discutir a Matrícula On-line 2021 foi realizada na manhã desta sexta-feira (15/01), no auditório da Secretaria de Governo (Segov). A expectativa da Secretaria da Educação (Seduc) é de que o processo ocorra da melhor forma, proporcionando segurança, conforto e comodidade para a população, que só necessitará ir para unidade escolar para efetivar a matrícula.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou a importância da iniciativa: “a matrícula é uma pauta de grande relevância, uma vez que está diretamente relacionada ao financiamento da educação, à rede de proteção às crianças e adolescentes, na relação com a realização do Programa Mais e Melhor Educação. Então, não é uma ação burocrática, mas estratégica da Seduc com repercussões no Censo Escolar, no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), e em todas as políticas que vamos dar andamento”.

A Coordenação de Matrícula e Informações Educacionais (CMIE) fez uma apresentação de como está funcionando o sistema de matrícula atualmente, que está parcialmente on-line, com agendamento para atendimento presencial. O funcionamento foi por meio da lista de espera, através do portal da Secretaria da Educação.

Como a percepção da ferramenta foi positiva no período da pandemia, esta será expandida para a matrícula 2021. O sistema será on-line, que os pais ou responsáveis, vão fazer o cadastro, tirar uma foto ou digitalizar (escanear) a documentação, pessoal e do aluno, e vai anexar no site, depois que fizer isso estará cadastrado. Após esse processo, a unidade escolar vai entrar em contato para agendar o dia que irá até a escola para entregar a documentação e assinar a matrícula.

“Enfrentamos uma pandemia, então nós precisamos ofertar serviços on-line. Todas as experiências estão sendo atravessadas pela tecnologia, então nós temos agora o imperativo, que é de uma oferta on-line, segura, coordenada, de modo que a nossa comunidade se sinta segura”, finalizou a titular da Seduc, Neurilene Martins.

A pasta disponibilizará ainda duas centrais com profissionais, um na sede e outro na costa, para as famílias que não possuem acesso ou tem dificuldade com a internet, em local ainda a ser definido. Haverá também um polo itinerante para as localidades das zonas rurais, a CMIE vai fazer esse processo de cadastro no site, para garantir o estudante na escola.

Todos os detalhes, como o site, documentos e cronograma de matrícula, serão divulgados na portaria, que tem previsão de ser publicada na próxima semana

Foto: Jean Victor


Agência de Notícias - Prefeitura de Camaçari

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga